terça-feira, 13 de outubro de 2015

Howards End

Título: Howards End
Autor: E. M. Forster
Editora: Penguin Books LTD

Sinopse:
As clear-eyed Margaret develops a friendship with Mrs Wilcox, the impetuous Helen brings into their midst a young bank clerk named Leonard Bast, who lives at the edge of poverty and ruin. When Mrs Wilcox dies, her family discovers that she wants to leave her country home, Howards End, to Margaret.

Opinião:
   Ao abrigo do "The OSCARs Project" surge "Howards End" como leitura obrigatória. Sendo E.M. Forster um dos grandes nomes da literatura inglesa, foi com alguma surpresa que não encontramos tradução publicada desta obra. No entanto, não se desiste assim de um livro, pelo que me embrenhei cheia de coragem na versão original, com esperança de que o meu inglês coloquial me permitisse percebê-la.
   Esta obra é um tratado sobre a sociedade inglesa pré-guerra mundial. Com uma mestria admirável, sempre num tom tranquilo e cadenciado, que parece ser o ritmo basal de qualquer gentleman inglês, Forster consegue entrançar com meia dúzia de personagens formas absolutamente contrárias de encarar a vida e estratos sociais totalmente díspares, sem que nunca pareça forçado o encontro ou a relação entre seres tão diferentes.
   É por esta arte que a sua obra é celebrada. E comprovo que realmente a forma como Forster o faz é artística.
   Ler a obra na sua língua original não foi tão difícil como poderia esperar. Tirando algumas expressões que desconhecia, a maior parte do livro é absolutamente percetível. No entanto, é um livro pesado, de ação lenta e cheio de descrições detalhadas. Sendo parte integrante da alma do livro, não torna fácil a sua leitura. Acabei por intercalar a leitura de outros livros com esta, sem no entanto perder noção da ação. Mais um ponto a favor do autor.

   A adaptação cinematográfica é muito fiel ao livro. Mantém a cadência tranquila e cadenciada que o carateriza sem deixar de retratar com algum detalhe as relações que são a alma da obra.
   Não sendo um livro fácil, achei o filme muito agradável, com desempenhos deslumbrantes a merecerem galardões. Merece ser visto.

Sem comentários:

Enviar um comentário