Frequentemente vistos como personagens de filmes e livros, os espiões são homens e mulheres bem reais, que circulam entre nós, apesar do manto de secretismo e mistério que os envolve. O jornalista António José Vilela mostra-nos neste livro como é a vida dos espiões portugueses, através de uma série de casos e episódios que nos proporcionam uma visão abrangente sobre o extraordinário mundo dos serviços secretos nacionais:
- O acesso ilegal a dados telefónicos nas secretas e a operação montada pelo antigo chefe dos espiões Silva Carvalho.
- A vigilância dos agentes do SIS aos sírios vindos da prisão de Guantánamo.
- Os negócios angolanos sob vigilância e a burla milionária que trouxe os espiões de Angola a Portugal.
- O dinheiro da Al-Qaeda em Lisboa e o ataque terrorista ao Euro 2004.
- O espião português fascinado por Khadafi que acabou debaixo de fogo em plena revolução líbia.
- Os encontros com os espiões da CIA e o alvo chamado Pedro Santana Lopes.
Estas são apenas algumas das muitas histórias de um livro que nos revela, ainda, alguns dos segredos mais bem guardados dos espiões
portugueses e o modo como se movem na sombra para garantir a segurança nacional. Quais as suas regras, como é feito o recrutamento, como são treinados, quais as técnicas utilizadas, quais as principais operações, que homens são estes...? Os Códigos e As Operações dos Espiões Portugueses é uma obra decisiva para conhecer e compreender uma das realidades mais escondidas do nosso país. UMA HISTÓRIA SOBRE ESPERANÇA E TRAIÇÃO.
A OUTRA VERDADE SOBRE O ROMANCE DE PEDRO E INÊS.
1336. A Península Ibérica está a ferro e fogo. A bela Constança, rainha de Castela, é repudiada pelo marido, Afonso XI, e o desejo de vingança do pai da jovem soberana leva-o a celebrar uma aliança com o rei de Portugal: a filha casará com o herdeiro do trono português, o infante D. Pedro. Constança, inteligente, devota e sofredora, anseia há muito por um destino ao lado do príncipe. Não imagina, porém, que, na sua vida recheada de infortúnios, a maior tragédia está ainda por acontecer, nem que a traição irá partir daqueles que mais ama e em quem mais confia: Pedro, o seu impetuoso marido, e Inês, a sua aia, amiga e confidente. Baseado numa investigação rigorosa e retratando de forma sublime uma época de grandes convulsões políticas, Constança é um romance de leitura compulsiva que nos dá a conhecer a protagonista involuntária, e esquecida pela memória colectiva, do grande mito romântico da História de Portugal.A espantosa importância dos intestinos no nosso bem-estar e saúde. Geralmente o intestino é visto como um órgão com uma forma parecida a uma serpente, extremamente feio, malcheiroso, e que produz sons socialmente inadequados e que nos envergonham. Razão pela qual sempre foi relegado para um campo sombrio e do qual temos uma certa vergonha em falar. Mas sejamos francos e objectivos: todos temos função digestiva, todos vamos à casa de banho e, se tal não acontecesse, já tínhamos morrido. Portanto este é um tema que interessa a qualquer pessoa e que é preciso começar a encarar de uma forma aberta e sem preconceitos. A Dr.ª Irina Matveikova, especialista em Endocrinologia e Nutrição, explica-nos a importância de respeitar o nosso sistema digestivo, saber descodificar os seus sinais e perceber a importância que o intestino tem para o nosso bem-estar. Atualmente este órgão é encarado como o nosso segundo cérebro pela forma como pode condicionar o nosso bem-estar físico, psicológico e emocional. Uma inteligência sagaz e poderosa situada no centro do nosso corpo. O Intestino Feliz revela-nos o potencial fisiológico e emocional que temos dentro do nosso sistema digestivo e ensina-nos a ouvir e a colaborar com os nossos intestinos, o que contribuirá não só para obter benefícios puramente digestivos, como também para uma melhor qualidade de vida.
Passo a passo, a descobrir Portugal e o Mundo.
Caminhar tem a sua arte e, para tirar todo o proveito desta actividade, convém conhecer alguns segredos e truques acerca do terreno, do equipamento, das técnicas de orientação, dos alimentos mais adequados, da higiene, da saúde, da segurança e, já agora, dos riscos envolvidos.
- A escolha do vestuário é fundamental. Por exemplo: opte por camisolas de mangas compridas em vez de t-shirts, pois têm a vantagem de se poderem arregaçar quando está calor e baixar as mangas quando está frio.
- Aprenda a calcular o peso do equipamento para que este não se torne um problema ao longo da caminhada. A mochila, uma vez cheia, não deverá pesar mais de 20 a 25% do peso do caminhante.
- Durante um percurso pedestre, as refeições mais importantes são o pequeno-almoço e o jantar. Entre as refeições principais, opte por chocolate, frutos secos, fruta fresca ou barras energéticas, para manter os níveis de energia.
- Em caso de emergência, nunca abandone um acidentado, deixando -o sozinho, para ir buscar ajuda.
Pedro Cuiça dá-nos estes e muitos outros conselhos neste manual indispensável para quem já pratica ou quer começar a praticar caminhada. Com percursos de diferentes níveis de dificuldade, por Portugal e pelos mais diversos pontos do Globo, Passo a Passo recorre a uma linguagem simples, e também a mapas, ilustrações e fotografias, para lhe mostrar tudo o que precisa de saber para descobrir as mais belas paisagens pelo seu próprio pé.
segunda-feira, 12 de outubro de 2015
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário