quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A Viagem da Velha Sucata

Título: A Viagem da Velha Sucata
Autor: Francis Scott Fitzgerald
Editora: Teorema

Sinopse:
Numa manhã de julho de 1920, um homem, Fitzgerald, a sua mulher, Zelda, e uma velha sucata, um Marmon de 1917, que vai ser o verdadeiro protagonista da historia, partem de Westport para uma longa viagem até o Alabama. O relato desta viagem, originalmente publicado na revista Motor e praticamente desconhecido até hoje, é um feliz e divertido achado em que estão presentes todas as qualidades da escrita do autor de Terna é a Noite.

Opinião:
   Este livro é divertido! Pequeno, portátil e escrito por um grande nome da literatura americana, cumpriu todos os requisitos necessários para me acompanhar numa curta viagem de avião, deixando-me surpreendida. Foi um dos livros que nos caiu na estante por puro acaso. Como tem acontecido mais vezes do que esperamos, foi também um dos livros que nos surpreendeu pela positiva.
   Trata-se do relato de uma viagem realizada por impulso pelo autor e pela sua esposa, em 1920, num velho carro. A viagem foi, como se poderia esperar, recheada de peripécias, imprevistos e entraves mas, o que mais agrada neste relato, é o humor peculiar e expansivo que a autor demonstra e que resultou em gargalhadas soltas numa sala de espera silenciosa.
   Somos transportados a uma época diferente, que imaginamos colorida pelos cenários de Downton Abbey e de alguns filmes de época, acompanhando um casal divertido e aventureiro, torcendo para que consigam terminar a viagem. 

   Adorei a sua leitura! E tenho pena que este livro seja uma raridade nas nossas bancas. A quem tiver oportunidade, sugiro a leitura. Revigorante!

Sem comentários:

Enviar um comentário