sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ainda Bem Que Estás Aqui

Título: Ainda Bem Que Estás Aqui
Autora: Maria Daniela Raineri
Editora: Bertrand

Sinopse:
Aos dezassete anos, Allegra sente-se invisível: os pais ignoram-na, os colegas da escola nova não socializam com ela e o belo Gabrielle, com quem sonha de noite, trata-a como se ela fosse sua irmã.
Por outro lado, Luisa, de trinta e cinco anos, sente-se sufocada. É solteira, vive uma crise dos trinta anos e divide o seu afecto entre as duas únicas amigas e o amante. Em part-time, claro, porque ele é casado.
Allegra e Luisa não se conhecem, até que um acidente vem juntá-las. E se ao princípio a convivência é tempestuosa, acabam por tornar-se melhores amigas.
Com a sua escrita cinematográfica, envolvente e directa, Maria Daniela Raineri conta-nos a história de duas mulheres de gerações diferentes, com as suas lágrimas e os seus sorrisos.

Opinião:
Acabei o livro há 2 dias e ainda trago a história de Allegra dentro de mim.Parecendo um livro leve e até divertido, este "Ainda Bem Que Estás Aqui" consegue ser muito mais do que isso. Retratando a adolescência na personagem de Allegra, a autora conseguiu criar uma personagem com que muito me identifiquei. Revi nas birras, incertezas e tristezas de Allegra muitas das memórias que tenho da minha adolescência. Apesar de esta personagem ter um percurso muito mais conturbado e acidentado do que sequer sonhei, acho que todas passamos pelas mesmas angústias, pelas mesmas crises. 
A juntar à tempestade da idade, esta personagem vê a sua vida devastada encontrando numa mulher improvável um porto seguro. A história de Luísa e Allegra é agri-doce, como quase todas as histórias são, deixando uma marca persistente na nossa memória. Já para não falar no doce e belo Gabrielle...
Devorei o livro em algumas horas, mas ainda tenho presente a maior parte da acção. Acho que me irá acompanhar por algum tempo e que o irei recordar sempre com carinho.

Muito mais do que a sinopse faz antever, este livro levará às lágrimas qualquer coração e marcará a alma de qualquer romântico. A não perder.

3 comentários:

  1. Fiquei curiosa em relação a este livro. Espero lê-lo em breve. Excelente opinião. xD

    Beijinhos e resto de boas leituras, acompanhado de um óptimo fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. Já tinha alguma curisidade em relação a este livro, agora depois da tua opinião fiquei ainda com mais vontade de o trazer para casa :)

    bjinhs

    ResponderEliminar
  3. Olá Pedacinho Literário e B.;

    Embora tenha despertado a minha curiosidade quando foi lançado, este livro superou as minhas expectativas! Muito simples, mas suficientemente marcante, acho que não deixará nenhuma de vós desapontada!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar