terça-feira, 2 de março de 2010

Os Livros que Devoraram o Meu Pai

Título: Os Livros que Devoraram o Meu Pai
Autor: Afonso Cruz
Editora: Caminho

Sinopse:
Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

Opinião:
    Vou contar-vos como será a vossa leitura de "Os Livros que Devoraram o Meu Pai" se se aventurarem a tal (e prometo que em breve ficarão com vontade de o fazer): lêem distraidamente a sinopse e ficam sem saber muito bem o que estará entre as páginas, iniciam a leitura e, ao fim de duas páginas, voltam a fitar a capa procurando o nome do autor. Nesta altura questionam-se: Afonso Cruz, como é que eu nunca ouvi falar dele? Não se demoram muito e voltam rapidamente à leitura. Uma hora depois (durante a qual ignoraram várias chamadas telefónicas) fecham o livro e vão procurar a restante obra do autor para a adquirirem na próxima visita a qualquer livraria (descobrirão que também é ilustrador, entre outras artes...).
    Penso que já deu para perceberem a minha opinião sobre o livro... Umas cem páginas, de letra grande com espaçamento generoso, onde cabem dos mais brilhantes recursos de estilo que li em literatura juvenil e onde há espaço, também, para uma breve visita a alguns dos grandes clássicos da literatura mundial. Deixo-vos um pequeno exemplo, que talvez encaixe em muitos de nós:
"O meu pai só pensava em livros, mas a vida não era da mesma opinião, a vida dele pensava noutras coisas, andava distraída, e ele teve de se empregar."
    Também eu tive de me empregar, mas, sem a vida dar por isso, arranjo tempo para me deliciar com palavras simples arrumadas desta forma magistral!

    A minha sugestão: comprem todos, leiam num instante e emprestem ao jovem mais próximo (não se esqueçam de pedir de volta)!

10 comentários:

  1. Pronto, tenho mesmo de ler! Já tinha dito aqui que estava curioso com a sinopse... agora tenho de o ler. :)

    Boas leituras!
    Tiago

    PS: Podes dar alguns exemplos de clássicos da literatura por onde passam? :)

    ResponderEliminar
  2. Claro!

    "O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde", "A Ilha do Tesouro" (ao de leve), "O Barão Trepador", "A ilha do Dr. Moreau"...

    Quando leres, deixa por cá a tua opinião:)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Só o título já dá vontade de ler, mas agora aguçaste-me a curiosidade.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana:

    Deves lê-lo, sem dúvida! É um pequeno/grande tesouro! E, depois de o leres, não deixes de nos contar a tua opinião!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Olá!!! foi mesmo isso que aconteceu comigo!!! Um livro brilhante!!! único!!! vou empresta-lo aos meus alunos!
    Rita Seco

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita,

    Óbvio que concordo!
    Espero que tenha tido a oportunidade de ler a entrevista que realizámos com o autor!
    E que alunos sortudos, com sugestões destas...

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. "Os livros que devoraram o meu pai" foi devorado por mim numas horas...fantástico!
    Os alunos irão lê-lo...pois é contagiante...
    Arménia madail

    ResponderEliminar
  8. Olá Arménia,

    Ah, mais uns alunos felizardos que vão ser guiados para o mundo da leitura por bons caminhos! E nunca é demais repetir a quem ainda não leu que se trata de uma pequena obra-prima!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  9. ja li o livro 3 vezes e de cada vez que o li notei pormenores que na vez anterior nao tinha lido.

    um enredo devorador e pessoas!! ADOREI
    mereceu bem o premio que lhe foi atribuido!

    ResponderEliminar
  10. Olá bc the blogger:

    Realmente fantástico, não é?
    Mais do que o prémio, todos esperamos que seja a afirmação de um autor criativo e original, com muito para nos oferecer!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar