segunda-feira, 1 de março de 2010

Intervenção

Título: Intervenção
Autor: Robin Cook
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:
Quando Jack Stapleton efectua uma autópsia a um promissor jovem universitário recentemente graduado que fora há pouco tratado por um quiropata, começa a investigar medicinas alternativas. É rapidamente confrontado com a questão do que leva algumas pessoas a rejeitarem os estabelecimentos médicos e a procurarem ajuda em terapias baseadas em ciências duvidosas, filosofias orientais ou até curandeiros de fé. E a sua obsessão cresce quando é diagnosticado um cancro ao seu filho.
É então que dois antigos colegas de Jack se cruzam na sua vida. Shawn Daughtry, um arqueólogo de renome, e James O’Rourke, cardeal da arquidiocese de Nova Iorque. Shawn fez uma descoberta espantosa num souq no Cairo: um antigo códice cujo conteúdo lhe pode trazer fama internacional. A sua descoberta leva-o numa viagem secreta ao túmulo de São Pedro, na cripta da basílica em Roma, onde espera desenterrar um ossário com 2000 anos cujo conteúdo pode ter implicações médicas e eclesiásticas avassaladoras.
Shawn mal pode esperar para confessar a sua descoberta ao seu antigo colega James O’Rourke: um tesouro que pode pôr em risco a infalibilidade papal. Num esforço desesperado para proteger a sua igreja e as suas ambições políticas, James procura o seu amigo Jack para que este o ajude a proteger um segredo explosivo, com o poder de mudar vidas para sempre.  

Opinião:
Medicinas alternativas, um ossuário com vinte séculos e a infalibilidade papal, parecem ingredientes suficientes para nos fazerem virar páginas com uma sede crescente! Assim, iniciei a leitura do meu primeiro livro de Robin Cook, conhecido pelos seus thrillers médicos.
A luta do protagonista contra as medicinas alternativas ocupa grande parte do início do livro e seria, na minha opinião, uma batalha bem interessante de seguir se não tivesse sido interrompida abruptamente quando atingimos metade da narrativa, mudando o foco para o misterioso ossuário. O assunto é retomado perto do final, mas poderia ter sido mais explorado. Certamente que todos os leitores tirariam reflexões sobre as medicinas alternativas...
O conflito de interesse religioso torna-se o ponto central da história que se desenrola sempre com um rasto de suspense. 
O final é bastante elegante, reunindo todos os temas desenvolvidos ao longo do livro de forma algo inesperada, com tanto potencial para nos deixar a olhar para um vazio pensativo como para nos encher de vontade de pesquisar um pouco mais.

Um thriller interessante, provavelmente menos "médico" do que a sua obra precedente, que toca assuntos polémicos e transversais.

Sem comentários:

Enviar um comentário