quinta-feira, 25 de março de 2010

Entrevista com Hugo Girão - autor de "O Silêncio dos Teus Olhos"

Filho de Fernando Girão (músico, compositor, produtor), nasce em Lisboa no dia 10 de Novembro de 1975.
Desde cedo evidencia interesse pela arte, principalmente a música, mas descobre na escrita a sua vocação.
Incitado por uma professora de teatro argentina, Valia Percik, e pela leitura de vários livros, em particular ” O Cavaleiro da Armadura Enferrujada “, de Robert Fischer, entre muitos outros, escrever o seu primeiro livro chamado “O Rei e o Homem Que Já Tinha Sido”, publicado através da Papiro Editora.
Em finais de 2007 edita com a Fronteira do Caos o livro “O Silêncio das Almas”, em co-autoria com Isabel Fontes e em Janiero de 2009, com a mesma editora, publica o seu último romance O Silêncio dos Teus Olhos”.

Hugo Girão, autor de "O Silêncio dos Teus Olhos", teve a amabilidade de responder a algumas perguntas do Páginas Desfolhadas.

Páginas Desfolhadas: Como e quando surge Hugo Girão escritor? Esteve sempre presente, ou foi uma faceta sua que o tempo lhe mostrou?
Hugo Girão: Hugo Girão surge como escritor aos onze anos, mas apenas escreve textos em prosa poética. A ideia de escrever um livro começa a tomar forma a partir de mediados de 2005. A verdadeira explosão surgiu quando li O CAVALEIRO DA ARMADURA ENFERRUJADA, de Robert Fischer. Decidi que queria escrever um livro dentro dessa linha e assim nasce O REI E O HOMEM QUE JÁ TINHA SIDO, editado em 2006 pela Papiro Editora.

PD: Sendo um escritor relativamente jovem e desconhecido do público em geral, encontrou algumas dificuldades quando pretendia publicar o seu trabalho?
HG: Não só algumas. Encontrei todas as dificuldades que um principiante tem para fazer o que quer que seja, a qualquer nível. Mas isso não deixou que desistisse e o resultado é ter publicados no mercado nacional três livros, o que me deixa muito orgulhoso.

PD: Como acha que os portugueses recebem os trabalhos de novos escritores? Acha que há diferença entre a receptividade de novas obras de escritores nacionais e estrangeiros?
HG: Um autor estrangeiro que venha catalogado como um best seller e que vendeu milhões de livros em todo o mundo, ou um escritor cujo livro esteja envolto em polémica, é natural que desvie a atenção dos leitores de um escritor que começa a dar os primeiros passos, de quem nunca se ouviu falar, cuja editora não tem possibilidades económicas para a publicidade massiva. Também temos no nosso país novos escritores que vendem muito bem, que escrevem muito bem e que entram em nossas casas através da televisão ou de outros meios de comunicação, o que lhes dá uma visibilidade acima da média. Mesmo assim acho que os portugueses escolhem um trabalho pela sua qualidade e afirmo-o com toda a certeza do mundo. Basta dar uma vista de olhos pelos blogs de literatura para ver que a escolha hoje em dia é deveras ecléctica.

PD: Têm surgido várias novas pequenas editoras em Portugal. O que acha do serviço que estas editoras prestam relativamente à divulgação de novos autores?
HG: Vou falar do que conheço. A minha editora, a FRONTEIRA DO CAOS, tem prestado um excelente serviço no sentido de dar a conhecer novos autores portugueses e ao mesmo tempo divulgar os grandes clássicos. É uma editora que faz apostas muito pessoais neste sentido. De não ser assim, da vontade expressa de dar a conhecer novos valores, tenho a certeza que neste momento não poderia ver publicados os meus livros.

PD: Travamos conhecimento com o seu trabalho através do livro "O Rei e o Homem Que Já Tinha Sido", um conto/fábula delicioso. Tivemos depois o prazer de ler "O Silêncio dos Teus Olhos", um livro mais adulto, com uma história dos nossos dias. Tem preferência por algum dos géneros?
HG: A minha vontade é escrever. Uma editora tem que catalogar as obras que publica. Eu quando escrevo tenho por meta não defraudar os leitores, mas principalmente, não defraudar-me a mim mesmo. O género para mim não importa, o que é verdadeiramente importante é o sentimento com que essas linhas são escritas. Tenho uma máxima: "A intensidade das palavras não está na sua complexidade senão na força com que nos atingem".

PD: Como descreveria a sua mais recente obra, "O Silêncio dos Teus Olhos"?
HG: Uma verdadeira homenagem à minha mulher e às mulheres importantes da minha vida, as minhas duas avós, seres portadores de uma força inacreditável que me ajudaram e que, no caso da minha mulher, me continua a ensinar a ser o homem que sou.

PD: Escreve com uma enorme emotividade e espiritualidade. É preciso sentir para se escrever assim?
HG: É preciso sentir para fazer qualquer coisa. Para viver é preciso sentir e eu tento fazê-lo durante a maior parte dos meus dias. Tenho uma fé muito grande em Deus e uma familia que apoia tudo o que faço. Esse é o grande pilar da minha vida.

PD: Será esta a sua "imagem de marca"?
HG: Creio que sim. É a minha maneira de ver e viver a vida. Não conheço outra maneira de estar na vida.

PD: Conhecemos apenas 3 títulos de Hugo Girão publicados. Para quando poderemos esperar mais? Pode levantar o véu sobre o seu novo projecto?
HG: Se tudo correr bem, este ano haverá novo livro nas livrarias e já comecei um novo romance, que ainda está numa fase embrionária.

PD: Muito agradecemos a sua colaboração!
HG: Eu é que agradeço o vosso interesse no meu trabalho e o carinho com que têm tratado a minha obra. Muita luz em vossos caminhos...sempre...assim seja.

4 comentários:

  1. Olha o Hugo!!

    Ele é mesmo muito simpático!!| Neste projecto de divulgação de autores portugueses, ele foi um dos primeiros a ser contactado! Estou para publicar a mini-entrevista com ele e achei piada a voces também o terem entrevistado! Se concordarem depois no meu post eu coloco um link para esta entrevista, pode ser? Assim ainda fica mais completo, já que a minha mini-entrevista é muito sucinta e apenas dá a conhecer o autor.

    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Olá Morrighan,

    Pedimos desculpa na demora da resposta, mas é claro que é afirmativa! Podes colocar o link para a nossa entrevista! Sentimo-nos lisonjeados por teres pensado nisso! Muito obrigado!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Vou então colocar!
    Este projecto de divulgar autores portugueses tem andado a ser muito engraçado. Pena eu não conseguir obter feedback nenhum das editoras... Enfim!

    Nem parcerias nem coisissíma nenhuma! Mas cá continuamos =)

    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Pois é... Contactar com editoras não é fácil, conseguir parcerias também não... De facto, o blogue Páginas Desfolhadas é um felizardo por ter oportunidade de trabalhar com tantas editoras! Mas não é fácil. O segredo é trabalho e dedicação! E esse projecto é louvável. Parabéns!

    Boa sorte e boas leituras!

    ResponderEliminar