quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Rei e o Homem Que Já Tinha Sido

Título: O Rei e o Homem Que Já Tinha Sido
Autor: Hugo Girão
Ilustrações: Catarina Silva
Editora: Papiro Editora

Sinopse:
"O Rei e o Homem Que Já Tinha Sido" é a primeira fábula de Hugo Girão, que narra a história do rei Telonyus que parte em busca de um "eu" que tinha adormecido dentro de si, sem que este se pudesse sar conta.

É uma história de vida, com toques de magia, que nos faz sonhar e ao mesmo tempo pensar na verdadeira essência do ser que levamos dentro de nós.

A dúvida, o medo, o desespero ou a superação pessoal são alguns dos temas abordados nesta obra de leitura fácil e amena, que nos leva através de um mundo imaginário, tão real como aquele em que vivemos.

Opinião:
O rei Telonyus, como todo o rei de sucesso, vive para guerras e demonstrações de poder. Acha-se feliz por ter tudo o que poderia ter, até ao dia em que acorda com a notícia de que a sua rainha e a sua princesa o abandonaram. Inicia, então, uma longa viagem em busca delas, que se transforma numa busca por si mesmo.

Hugo Girão revela ser um óptimo contador de histórias. Numa fábula para adultos, pinta cenários brilhantes, coloridos e fantásticos de forma simples e precisa, guiando habilmente a imaginação do leitor enquanto este acompanha Telonyus na sua procura. Como fábula bem contada, esta tem também uma lição. Não ensina a não roubar, a não mentir, a não enganar... Ensina a não esquecer... Não esquecer a pessoa que fomos, independentemente do papel que venhamos a ocupar.

Gostei muito deste pequeno livro. Adorei reviver a sensação de criança que aprende uma lição enquanto ouve, deliciada, um qualquer conto dos irmão Grimm. Durante grande parte da leitura, e pela riqueza dos cenários descritos, não pude deixar de pensar que este conto poderia ser facilmente adaptado ao grande ecrã, resultando de uma boa adaptação uma curta-metragem deliciosa. Fica a sugestão!

Um conto que aquece a alma e que deliciará todo aquele que mantiver uma criança dentro de si!

Sem comentários:

Enviar um comentário