Título: Onde Vivi e Para Que Vivi
Autor: Henry David Thoreau
Editora: Quasi
Sinopse:
Neste excerto de Walden (1854), vemos um superior transcendentalismo
pelo punho de Thoreau. Sabia que Thoreau fora para os bosques viver de
livre vontade, para sugar todo o tutano da vida, para aniquilar tudo o
que não era vida e para, quando morresse, não descobrir que não vivera. Mas não lhe conhecia o punho libertador nem a ânsia poética que cresce
entre as árvores.
"Mais do que amor, do que dinheiro e do que fama, dai-me verdade!". este é um relato de literatura e de verdade, de convicção solitária e de filosofia bucólica.
"Mais do que amor, do que dinheiro e do que fama, dai-me verdade!". este é um relato de literatura e de verdade, de convicção solitária e de filosofia bucólica.
Opinião:
Este é um livro pequeno mas cheio. Escrito por um homem devoto da simplicidade mas extremamente complexo, acompanhamos Henry Thoreau durante parte da sua experiência de vida nas margens do lago Walden. Despido de tudo o que considera supérfulo, o autor reflete sobre si e sobre a sua sociedade numa aura silenciosa e profundamente filosófica.
Não é um livro de leitura fluída. Denso pela riqueza de ideias e conceitos, apesar da escrita despretenciosa, exige pausas a cada par de páginas para reflexão e interiorização. Longe dos estilos que mais frequentemente leio, este livro foi uma feliz surpresa. Apesar de ter sido escrito há mais de um século, muito do que é louvado vem de encontro ao que prezo, valores, prioridades e sensações imutáveis pelo tempo.
Um texto de reflexão que terá lugar na vida de qualquer leitor. Resta escolher a altura certa para o ler!
Sem comentários:
Enviar um comentário