segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Que Esperam os Macacos

Título: Que Esperam os Macacos
Autor: Yasmina Khadra
Editora: Bizâncio

Sinopse:
Uma jovem estudante é encontrada assassinada na floresta de Baïnem, perto de Argel. Uma mulher, Nora Bilal, é encarregada de conduzir a investigação, longe de pensar que a sua rectidão é um perigo mortal num país entregue aos tubarões de águas turvas.
Que esperam os macacos é uma viagem pela Argélia de hoje onde o Mal e o Bem se sentem constrangidos no meio dos malefícios naturais dos homens.

Opinião:
Este é o romance mais recente de Yasmina Khadra, escrito em 2014. Apesar de explorar alguns dos temas de livros anteriores, é um pouco diferente daquilo que eu conhecia do autor.
"Que Esperam os Macacos" é um policial com semelhanças com tantos outros, mas com o toque inconfundível de Yasmina. Decorre na Argel moderna e é um mergulho na decadente sociedade que assola a cidade. Sente-se o cheiro da corrupção, da ganância e os bons princípios parecem só trazer mais problemas.
Quando a investigação da morte da jovem estudante começa a incomodar os grandes poderes da cidade, é desesperante compreender que nem um brutal homicídio consegue derrubar os pesados pedestáis que sustentam figuras pesadas e bolorentas. A investigadora, Nora, tem que enfrentar o imortal preconceito contra mulheres no poder somado à incapacidade de usar a sua autoridade para chegar a alguns intocáveis, por muito culpados que sejam.
Aliada a esta brilhante exploração da sociedade contemporânea, temos ainda um interessante caso de homicídio e toda a investigação circundante a ajudar a compôr o retrato. Nora é inteligente, implacável e extremamente persistente. Como policial, não fica atrás dos melhores do género.
Outros livros do autor estavam mais focados no terrorismo, no choque entre culturas ou em estudar sociedades desajustadas. Este tem um curso de história mais linear, mais contemporâneo, mas mantém uma grande preocupação em explorar o bem e o mal que dominam o comportamento humano.

É sempre um prazer conhecer uma nova obra de Yasmina Khadra. Diria que este é um excelente livro para apresentar o autor a novos leitores. Mais fácil de acompanhar, mas igualmente fascinante.

Sem comentários:

Enviar um comentário