quinta-feira, 17 de setembro de 2015

As Cinquenta Sombras Mais Negras

Título: As Cinquenta Sombras Mais Negras
Autora: E. L. James
Editora: Lua de Papel

Sinopse:
Perseguida pelos negros segredos que atormentam Christian Grey, Anastasia Steele separa-se dele, e começa uma carreira numa prestigiada editora de Seattle.
Mas por mais que tente, Anastasia não o consegue esquecer - ele continua a dominar-lhe todos os pensamentos. E quando Christian lhe propõe reatarem a relação com um novo e diferente acordo, ela não consegue resistir. Aos poucos, uma a uma, começam a revelar-se as Cinquenta Sombras que torturam o seu autoritário e dominador amante.
Enquanto Grey se debate com os seus demónios, e revela a Anastasia um lado inesperadamente romântico, ela vê-se obrigada a tomar a mais importante decisão da sua vida.
Uma escolha que só ela pode fazer…

Opinião:
   Ato contínuo, o segundo volume da trilogia "As Cinquenta Sombras" tomou o lugar do primeiro assim que li a última palavra deste. Seguindo a relação entre Anastasia e Christian, seria difícil conseguir perceber como este a consegue reconquistar depois de tudo ter terminado de forma tão contundente.
   Em pleno sofrimento, assistimos ao que qualquer mulher passou quando viu sair da sua vida alguém por quem era profundamente apaixonada - o chorar um coração partido. E assistimos como, de forma genial e surpreendentemente sensível, Christian a consegue convencer a uma segunda oportunidade. 
   Excluindo as cenas de sexo (que pontuam o texto a cada duas páginas, quase humanamente impossível), o romance que a autora consegue estabelecer é não só credível como sensível. Uma jovem insegura e um homem magoado. Duas personagens em tanto semelhante a qualquer um de nós, que se amam e que tentam encontrar um posto de equilíbrio que lhes permita serem felizes... Tal como cada um de nós. É claro que o facto de Christian Grey ser mais rico que o Cristiano Ronaldo e ter uma imaginação deliciosamente fértil torna tudo muito mais interessante. Tenho apenas a apontar que a tentativa de tornar a intriga um pouco mais complexa, acrescentando ex-submissas loucas e chefes abusivos não foi necessariamente bem conseguida. Em especial, o desenlace da contenda entre Anastasia e o seu empregador pareceu-me forçada e pouco credível. Pena.

   Nada do que haja a apontar impediu que lesse de enfiada o terceiro e último volume da trilogia. Mais uma vez mantenho que estes serão livros que valerão a pena ler por qualquer rapariga que aprecie assuntos do coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário