domingo, 29 de março de 2015

Uma Noite em Lisboa

Título: Uma Noite em Lisboa
Autor: Erich Maria Remarque
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
A Alemanha Nazi ocupava grande parte da Europa. Terra de todos e de ninguém devido ao jogo duplo de Salazar, Lisboa foi durante toda a guerra um território neutro. Num cenário de guerra e perseguição, tornou-se o paraíso à beira-mar plantado. Para além da sua beleza natural e da paz, foi uma das poucas portas de saída para os que desejavam uma oportunidade para construir uma nova vida do outro lado do Atlântico.

Depois… uma noite em Lisboa, quando um refugiado olha cobiçosamente para um transatlântico, um homem aproxima-se dele com dois bilhetes de embarque e uma história para contar. É uma história perturbante de coragem e traição, risco e morte. Onde o preço do amor vai para além do imaginável, e o legado do mal é infinito. À medida que a noite evolui, os dois homens e a própria cidade criam um laço que vai durar o resto das suas vidas…

Opinião:
Fui apresentado a Remarque em "A Oeste Nada de Novo" e encontrei este "Uma Noite em Lisboa" na estante, mesmo pronto a ser "desfolhado"! É sempre interessante ver o nosso país (e parte da nossa História) retratados por um estrangeiro com tanto jeito para as palavras.
A acção deste livro passa-se, efectivamente, durante apenas uma noite. Dois refugiados encontram-se em Lisboa, cidade muito procurada para quem tentava colocar um oceano de distância entre si e Hitler, e um deles tem dois bilhetes para oferecer em troca de poder contar a sua história. A narrativa durará toda a noite, pois trata-se de um relato impressionante de coragem e medo, traição e fidelidade cega. No fundo, tudo o que nos torna humanos.
Da descrição da cidade, destacam-se os recantos que deviam abundar na altura, e que serviam de acolhimento aos refugiados, assim como lugares para todos os tipos de diversão. Fica a ideia que seria conveniente manter a carteira bem próxima, e dormir com um olho aberto.
O relato que ouvimos é mais uma história dos horrores da Segunda Grande Guerra. Não deixa, porém, de ser uma das mais intensas e improváveis histórias de amor já colocadas em livro. Os amantes ultrapassam tantos obstáculos, sucessiva e ininterruptamente, que proporcionam ao leitor constantes sobressaltos.

Mais um olhar humano e íntimo a outra página negra da História do século XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário