domingo, 14 de dezembro de 2014

O Meu Nome É...

Título: O Meu Nome É...
Autor: Alastair Campbell
Editora: Bizâncio

Sinopse:
Hannah tem 17 anos e bebe para se sentir melhor. Por um momento. Depois, a dor de alma regressa, mais intensa. Esta é a história da adição de Hannah. O desenrolar da história através dos relatos de cada uma das pessoas que rodeiam Hannah durante a sua espiral de autodestruição dá ao leitor uma panorâmica completa do que é a vida junto de um alcoólico vulnerável e em negação.

Opinião:
Alastair Campbell é o autor de "Está Tudo na Cabeça" que tanto me agradou. Nele, explora a luta interna que o Homem trava com a sua mente, e a temática deste novo livro não fica desenquadrada. A luta contra o alcoolismo é, acima de tudo, a luta contra si mesmo.
A história de Hannah é contada de uma forma original e muito adequada. Cada capítulo é contado na primeira pessoa, representando o relato de cada pessoa tocada pela vida de Hannah. Porque o alcoolismo é mesmo assim, um colete-bomba que quando explode atinge todos os que estão perto, com a sua onda de choque ou estilhaços de cada garrafa. Ficamos a conhecer Hannah desde a sua infância e tentamos compreender tudo o que correu mal no caminho e se não teria havido um percurso alternativo. Depois de lá chegar, de não conseguir passar um dia sem se embriagar, vem a fase de lhe dar a mão. Mas não é nada fácil ajudar quem morde a mão que a alimenta.
São vários relatos honestos, que entram bem fundo no problema e que nos fazem reflectir nas nossas próprias relações e na forma como a própria sociedade está orientada para a promoção da bebida. A explicação de teia de contactos de Hannah e a forma como se interligam e se fragmentam é primorosa, no entanto, e apesar de cada um dos relatos conter um pouco da visão pessoal de cada um dos vários narradores, gostaria de maior variabilidade de expressões e linguagem, de acordo com quem escreve. Percebo, contudo, que o objectivo do escritor era mais mostrar o sofrimento do que investir em caricaturas.

Mais um excelente romance de Alastair Campbell que coloca muito de si próprio em cada relato e que espero que continue a arranjar tempo da sua complicada agenda para a escrita.

Sem comentários:

Enviar um comentário