quarta-feira, 1 de outubro de 2014

The OSCARs Project


   Para além da paixão pelos livros, desde há cerca de um anos que nos envolvemos num projeto de atualização cinematográfica. À falta de referências específicas, decidimos começar esta nossa descoberta com a referência mais emblemática do mundo do cinema - o OSCAR. Enquanto prémio votado pela academia americana de cinema, assumimos que serviria quase como selo de qualidade anualmente distribuído aos nomeados a melhor filme, sendo a sua expoente máxima verificada a cada ano com o vencedor dessa categoria.
   Assim, decidimos iniciar a nossa descoberta cinematográfica com os vencedores da categoria de melhor filme de cada uma das edições de entrega de prémios, contando já os OSCARs com 86 edições. Rapidamente percebemos que, apenas os vencedores, seriam pouco para representar de forma fiel o cinema, pelo que decidimos alargar este nosso projeto a todos os nomeados à categoria de melhor filme em cada uma das 86 edições já realizadas, assim como nas que estará por vir.
   Variando entre 3 e 12 nomeados ao longo do tempo, estávamos perante um total de 512 filmes (salvo erro).

   Ora já lá vai um ano, e estamos muito contentes com esta empreitada! Surgiu entretanto, a vontade de aliar a cinefilia com a paixão pela leitura, pelo que surge este novo cantinho no Páginas Desfolhadas - The OSCARs Project!
   Propomo-nos a publicar mensalmente a opinião sobre um livro que tenha servido de inspiração a um filme nomeado para a categoria de melhor filme. Para além da opinião literária, faremos a ponte com a sua representação cinematográfica, que agora estamos a descobrir.

   Qualquer participação será bem vinda! Convidamos os nossos leitores a juntarem-se a nós nesta jornada cultural que será cheia de surpresas!

Sem comentários:

Enviar um comentário