segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Guardião das Causas Perdidas

Autor: Jussi Adler-Olsen
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Carl Mørck não é o detetive mais popular da Divisão dos Homicídios de Copenhaga. Por isso, quando é criado o Departamento Q, com a missão de rever casos arquivados, Carl Mørck é designado para o dirigir. O seu primeiro caso é o de Merete Lynggaard, uma deputada que desaparecera cinco anos antes sem que a polícia conseguisse mais do que conjeturar uma aparente tentativa de suicídio. Toda a gente acha que ela está morta. Toda a gente diz que investigar o sucedido é uma perda de tempo. Mas, à medida que Carl Mørck começa a seguir as pistas que o seu colega havia descartado aquando da investigação inicial, descobre um caso com contornos inesperados e profundamente sinistros…

Opinião:
A literatura nórdica vai surgindo nas nossas livrarias com uma presença cada vez mais forte. Acima de tudo, dominada pelo policiais e thrillers, alguns dos quais já tiveram direito a opinião publicada por cá.
Este "Guardião das Causas Perdidas" foi uma surpresa para mim, apesar de já ter sido adaptado a filme há um par de anos. Jussi Adler-Olsen já tem uma boa mão-cheia de livros publicados, com sucesso crescente.
Apreciei bastante a personalidade de anti-herói de Carl, o protagonista desta história. A sua amargura natural segue a par de uma competência e inteligência sem par. Após se ter visto num ataque em que um dos seus colegas morreu, tornou-se tão anti-social que acabou renegado para um novo Departamento: Q. Aqui lidará com casos sem solução ou que nunca tiveram a atenção devida. O caso atual é enigmático o suficiente para nos prender a atenção, assim como foi capaz de prender a atenção do rabugento Carl.
Será curioso continuar a seguir as pisadas de Carl e descobrir qual o destino do seu Departamento. Já há vários outros livros publicados, e esperamos que a Presença continue na senda deste autor.
Algumas palavras para o seu ajudante, cuja argúcia não parece encaixar com o restante perfil de refugiado... Conto que a sua presença se torne cada vez mais importante.

Com todos os ingredientes de um excelente policial, este livro não desilude. Quando puder, darei uma vista de olhos ao filme esperando que a qualidade esteja no nível devido.
Para mais informações sobre "O Guardião das Causas Perdidas", clique aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário