sábado, 17 de agosto de 2013

O Indesejado

Título: O Indesejado
Autora: Sarah Waters
Editora: Bizâncio

Sinopse:
Num Verão poeirento depois da guerra, na zona rural de Warwickshire, um médico é chamado para ir ver uma doente a uma casa isolada chamada Hundreds Hall. É nela que vive a família Ayres há mais de dois séculos. A casa de traça georgiana, outrora bela e imponente, está agora em declínio, com a alvenaria a cair, os jardins sufocados pelas ervas e o relógio do estábulo parado para sempre nas vinte para as nove. Os seus proprietários — mãe, filha e filho — tentam adaptar-se a uma sociedade em mudança, e apaziguar os seus próprios conflitos. Mas estarão os Ayres assombrados por algo mais sinistro do que um modo de vida que está a desaparecer?

Opinião:
"O Indesejado" não atrai muito com a sinopse que nos oferece. Apesar de Sarah Waters ser uma autora conceituada, vencedora e nomeada para vários prémios, este livro simplesmente não me atraiu. Até chegar o desafio de Verão.  Tendo sido proposto pela editora, este livro acabou na minha pilha de leitura a curto prazo e, uma vez terminado, fico muito feliz que assim tenha sido.
Para além da trama inicial, bem descrita na sinopse do livro, o que fundamentalmente o compõem é uma aura de mistério que envolve o leitor de forma progressiva mas irreversível. Depois de uma primeira visita quase acidental, o médico em questão passa a ser visita, mais ou menos regular, em Hundreds Hall, trazendo consigo a história fantástica de uma família em difícil adaptação, morando numa casa em ruínas, que fica isolada da população mais próxima. Entre dramas pessoais, histórias do passado e soalhos rangentes, coisas fantásticas acontecem, coisas terríveis acontecem, e não conseguimos largar o livro sem perceber o quê, ou quem, estará na origem de todo o drama. Acontecimentos precipitam-se uns a seguir aos outros. Explicações são lançadas, mais ou menos fantasiosas, deixando a sua marca no leitor. A cada página que avançamos, novas teorias surgem, mais ou menos refutadas com o desenrolar da história, mas a sensação de suspense continua atravessando todo o livro até à sua última palavra.
Tendo terminado o livro há uns dias, ainda dou por mim a pensar e conjecturar sobre o que realmente terá acontecido naquela casa secular.

Evocando as obras de Kate Morton, de que tanto gosto, "O Indesejado" beneficia da aura de mistério silencioso que a autora cria de forma ardilosa. Enquanto lia, não conseguia deixar de pensar que este livro traria até ao grande ecrã um filme digno de arrastar multidões para o cinema.

Um delicioso companheiro para as férias, ou para passas umas semanas de Outono, que não tarda nos baterá à porta. Ler sobre Hundreds Hall com uma chávena de chá na mão, com o vento a soprar lá fora, acrescentará um pouco mais à aura surreal deste livro. A não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário