terça-feira, 13 de agosto de 2013

Montespan

Título: Montespan
Autor: Jean Teulé
Editora: Guerra e Paz

Sinopse:
No tempo de Luis XIV (1638-1715), ter a mulher na alcova do monarca era para um nobre uma inesgotável fonte de privilégios. Não admira, por isso, que no dia em a escolha daquele que foi cognominado o Rei-Sol recai sobre Madame de Montespan, a corte em peso felicite o afortunado marido. Era conhecer mal o marquês de Montespan: Louis-Henri de Pardaillan está perdidamentep aixonado pela sua esposa e nada o dispõe àcomplacência para com o favor real. Inconsolável, o marquês faz pintar o seu coche de umpreto de luto, ornamenta-o com gigantescos cornos e empreende uma guerra sem tréguas contra o homem que ousou profanar uma união tão perfeita. Recusando honras e prebendas, indiferente a ameaças, a tentativas de assassinato, a processos que o levaram ao cárcere e à ruína, o temperamental gascão persegue com o seu ódio o homem maispoderoso do planeta, na tentativa vã de resgatar a sua amada.
O talento e a verve de Jean Teulé prestam uma homenagem a um singular e esquecidopersonagem, um dos primeiros homens que ousou enfrentar abertamente um poder férreo e absoluto que só viria a ser destruído muitos anos mais tarde, com a Revolução Francesa.

Opinião: 
O meu conhecimento da história francesa passa na sua totalidade por todas as versões imagináveis de "Os três Mosqueteiros", "Joana D'Arc" e "Maria Antonieta", perdendo-se em tudo o que tenha acontecido nos entretantos.
Ler sobre um homem que terá feito frente ao famoso "Rei Sol", cujo nome não soa desconhecido mesmo aos meus ouvidos, fez-me ficar curiosa. Adultério, entre outras enormidades, não me chocam quando relacionadas com a época em questão, muito menos quando se trata de uma corte, ainda menos sendo a corte francesa. O que surpreende é a revolta perante essa situação. Montespan terá sido o Homem da sua época. Como Teulé o descreve, sempre entre a piada sarcástica e a crueza da sociedade da época, Montespan quase parece ser o príncipe encantado, que a esposa troca de bom grado pelo Rei de França. Inconformado pela perda da sua amada, única amada, este homem abraça a desgraça que o desfavor real lhe traz, vivendo em luto até à morte.
Um livro de leitura rápida, chocante por vezes, crua, outras vezes, mas surpreendente.

 Será uma leitura diferente, mas não será intuitiva. No entanto, considerando as gargalhadas que me arrancou, será um livro que merece uma oportunidade. Sem sombra de dúvidas, uma companhia diferente para este Verão!

Sem comentários:

Enviar um comentário