sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Como Tudo Começou

Título: Como Tudo Começou
Autora: Penelope Lively
Editora: Civilização

Sinopse:
Quando Charlotte é assaltada e fratura a anca, a sua filha Rose não pode acompanhar o patrão, Lord Peters, a Manchester, por isso a sobrinha dele, Marion, tem de ir no seu lugar; Marion envia ao amante uma mensagem escrita que é intercetada pela mulher… e isto é apenas o início de uma cadeia de acontecimentos que irão alterar várias vidas. Neste romance sedutor, absorvente e escrito de forma brilhante, Penelope Lively mostra-nos como um simples acontecimento acidental pode significar a destruição e salvação de um casamento, uma oportunidade que aparece e depois desaparece, o encontro entre dois amantes que de outra forma nunca se teriam conhecido e a mudança irrevogável de várias vidas. Divertido, humano, comovente e astucioso, Como Tudo Começou é um trabalho brilhante de uma autora que está no seu melhor.

Opinião:
"Como Tudo Começou" promete ser um livro marcante, oferecendo o que Penelope Lively tem de melhor.
Não conhecendo outros trabalhos da autora, não sabia bem o que isso quereria dizer, mas a disposição era para experimentar!
Começa o livro com acontecimento banal que baralhará a vida de um grupo de pessoas que mal se conhecem mas cujas vidas se tocam infimamente. Seguindo o princípio do "efeito borboleta" numa escala controlada, a autora explora a vida desse grupo de pessoas após um pequeno incidente despoletante. Não é difícil perceber a diferença operada. Com uma viagem inesperada, um SMS intercetado, pequenas coisas que podem mudar em muito qualquer vida.
O livro avança ao ritmo destas pequenas mudanças, das suas consequências e nós avançamos com o livro... e pronto. 
Não é uma grande história. Não é uma grande intriga. Não há casais que desejamos desperadamente ver felizes, nem um final feliz que simplesmente tem que acontecer.
Há vidas simples, tão normais como a vida de qualquer um de nós, que mudam um pouco, levando as personagens a adaptar-se. Creio ser essa a beleza do livro -  o retrato da adaptação humana diária contemporânea.

Um livro muito leve e ligeiro. Será uma companhia adequada nas tardes alegres de umas férias em família, que exijam atenção para brincadeiras, para além da leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário