quinta-feira, 27 de junho de 2013

Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido

Titulo: Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido
Autor: José Saramago
Editora: Caminho

Sinopse:
Partindo da ópera de Mozart Don Giovanni ou O Dissoluto Punido em que Don Giovanni é condenado aos infernos por ter seduzido 2065 mulheres, José Saramago, em Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido reanalisa o mito: será Don Giovanni culpado? E o Comendador, e Dona Ana, e Dona Elvira, e Don Octávio? Serão um modelo de virtudes? Onde está a culpa? Onde está a virtude? Onde está a hipocrisia? 

Opinião:
Tive a sorte de assistir a "Don Giovanni" na cidade onde estreou - Praga. Claro que por entre todo o romantismo do cenário, música e canto, as palavras (perceptíveis apenas pelas legendas projectadas num ecrã sobre o palco) ficaram para segundo plano. Agora, tive a sorte de ler uma outra versão da história, escrita por José Saramago, explorando as mesmas personagens da ópera original, mas com o seu toque deliciosamente sarcástico.
O livro (livrete) em si é pequeno, vivendo de breves diálogos, como seria de esperar. Mas é uma excelente oportunidade de apreciar a arte de escrever diálogos que Saramago usa nos seus romances, apesar de apenas separado por vírgulas, a fluidez é sempre surpreendente. 

Um novo olhar sobre uma obra de arte universal. Só lhe falta os violinos...

Sem comentários:

Enviar um comentário