terça-feira, 7 de agosto de 2012

Da Índia, Com Amor

Título: Da Índia, Com Amor
Autora: Júlia Nery
Editora: Sextante

Sinopse:
 Da Índia, com amor dá-nos as cores, formas, luz e sombras das figuras, ambientes e emoções de um vasto painel da presença dos portugueses em Goa, na época da sua afirmação no Oriente. Com Joana e Violante, órfãs d’el-rei, viajamos na Carreira da Índia. Joana nos fará testemunhas da sua viagem in-terior, por dentro da saudade, amor e aventuras, dúvidas de si e da sua fé, abalada pelo confronto com outra cultura, até ao momento em que, naufragada, despojada, perdida em terras de cafres, ouvimos as últimas palavras da sua narrativa: sei quem sou. A narração do futuro caberá a outros.

Opinião:
 Ler sobre a nossa história não é um hábito. Por algum motivo, é muito mais frequente ler romances históricos estrangeiros do que nacionais. No entanto, este "Da Índia, Com Amor" chamou a atenção, não só por se focar em nós, Portugueses, mas também em nós, mulheres.
   O caminho da Índia, desde a sua descoberta, com toda a sua expansão e riquezas que dele advieram, esta-me entranhado na memória dos tempos da escola como um grandioso feito nacional, quando Portugal era imenso, sem nada de especial associado. Com a leitura deste livro, toda a minha percepção sobre este momento da nossa história foi alterada.
   Júlia Nery faz uma descrição primorosa sobre os horrores da viagem, perigos insuspeitos e negócios paralelos a ela associados. Ver tudo isso, preto no branco, foi quase um golpe, tornando-se doloroso com alguns dos pormenores mais sórdidos.
   A descrição da posição da mulher naqueles tempos, apesar de me parecer um pouco menos rígida do que de facto seria, é também um marco neste livro. A evolução da condição feminina é algo que não deixa de me surpreender, pelo que este livro muita riqueza me trouxe, nessa e noutras áreas.
   Mais exuberante é a descrição do naufrágio, roçando o alucinatório, mas não deixando de ser também interessante.

   No seu conjunto, é um livro que irá entreter e ensinar sem esforço, como se quer em qualquer obra de qualidade. Atrevo-me a dizer que será um presente apreciado por todo o género de leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário