sábado, 25 de junho de 2011

Vingança em Sevilha

Título: Vingança em Sevilha
Autora: Matilde Asensi
Editora: Planeta

Sinopse:
Catalina Solís usando o charme e a astúcia levará a cabo a sua grande vingança, numa das cidades mais ricas e importantes do mundo, a Sevilha do século XVII. Cumprirá desse modo o juramento feito ao pai adoptivo, de acabar com os Curvo, donos de uma fortuna sem igual, conseguida com a prata roubada nas Américas. A sua dupla identidade - como Catalina e como Martín Olho de Prata - e uma enorme astúcia permitir-lhe-ão desenhar uma vingança sem precedentes, baseada no engano, sedução, força, surpresa, duelo, medicina e intriga. Nesta arriscada aventura, conta com a companhia de amigos e de uns malandrins com um forte instinto de sobrevivência, dispostos a dar a vida por esta lendária personagem tão extraordinária. Matilde Asensi escreveu o grande romance de Sevilha, com base numa ampla e rigorosa investigação e um trabalho que evoca as vozes de tempos de aventura, de um mundo dominado pelas aparências, pela corrupção e leis do sangue. Tempo de grandes riquezas e de grande miséria, quando Espanha era o centro do mundo. Um romance de acção trepidante, que mantém vivo o interesse do leitor, com descobertas e surpresas em cada página. 

Opinião:
Tinha vontade de ler aventura e foi este "Vingança em Sevilha" a primeira coisa a que consegui deitar a mão. Começar e ler este livro foi estranho. Tinha a sensação de estar a entrar a meio da história, embora não tenha sentido falta de factos para me enquadrar. Essa sensação foi desaparecendo a pouco e pouco à medida que a nossa heroína avança na sua missão e consegue, brilhantemente, executar a sua vingança de forma deveras inteligente sem deixar de ter os seus (deliciosos) requintes de malvadez! Confirmou-se a minha suspeita quase no final do livro, quando o tradutor faz, em nota de rodapé, alusão a uma obra precedente da mesma autora que terá originado este livro. Qual não é a minha surpresa quando, para mal dos meus pecados, percebo que, também este livro, não tem em si um final, ficando o final em aberto aguardando claramente um novo volume! É o pesadelo de qualquer leitor! Ser apanhada no meio de uma história, sem saber detalhes do seu início e sem a satisfação de assistir ao seu final...
No entanto, gostei do livro. Não deixa de ser, em si, um livro de entretenimento e leitura rápida, com pormenores sobre Sevilha e a época que retrata que mito me agradaram. Gostaria de ter oportunidade de ler os restantes livros desta série mas, não estando o primeiro sequer publicada por terras lusas, antevejo que este desejo venha a ser frustrado.

Pode ser uma boa companhia, como foi para mim, no entanto deixará os leitores menos flexíveis um pouco desorientados...

Sem comentários:

Enviar um comentário