quarta-feira, 15 de junho de 2011

Viagem ao Mundo da Droga

Título: Viagem ao Mundo da Droga
Autor: Charles Duchaussois
Editora: Bizâncio

Sinopse:
Esta obra, já um clássico, é um relato apaixonante e simultaneamente arrepiante da extrema miséria a que o consumo de drogas pode conduzir. Um sério aviso a todos os que são «espicaçados» pela curiosidade.

De Marselha ao Líbano, de Istambul a Bagdad, de Bombaim a Benares. De barco, a pé, de carro, Charles aproxima-se pouco a pouco de Catmandu, oásis do mundo da droga e paraíso dos hippies, num percurso repleto de aventuras, de acidentes e incidentes. Em Beirute, associa-se a traficantes de armas e participa na colheita do haxixe; no Kuwait dirige um bar; no Nepal é, por algum tempo, o «médico» e «cirurgião» dos camponeses dos Himalaias. Um percurso de vida marcado pelo consumo das drogas: o ópio e o haxixe que fazem planar, o flash da heroína e a «viagem» do LSD. Nunca um consumidor foi tão longe e, salvo in extremis, sobreviveu para relatar a infernal viagem ao mundo das drogas. 

Opinião:
Lembro-me de surgirem, durante a década de 90, vários livros, auto-biografias, filmes centrados na temática do consumo de droga e da espiral auto-destrutiva a que conduz. De entre todos esses, poucos se imortalizaram. "Viagem ao Mundo da Droga", apesar de anterior a esse período, irá ficar por muitos mais anos.
Apesar do tamanho e da escuridão do tema, a leitura deste título é espantosamente fluída! No início, parece apenas a história de um jovem viajante, destemido, despreocupado, capaz de muito para ganhar dinheiro. Encontrarão descrições surpreendentes dos submundos do Líbano, Turquia, Nepal... Mas ainda sobra tempo para conhecermos um pouco dos pontos mais turísticos dos países por onde passou Charles.
Depois, vai entrando, descendo, no mundo da droga. Enquanto se mantém apenas no haxixe, Charles vai-nos contando a degradação extrema a que chegam aqueles que já recorriam aos chutos. Até que chega a sua vez. Não adiantarei mais do que se passará. Podem contar com retratos vivíssimos das experiências com diversas drogas, desde o "encanto" inicial até se percorrer todo o caminho até à over-dose.
No global, Charles demonstra uma inteligência impressionante e, apesar de ter destruído grande parte da sua vida, o seu relato pode ajudar a salvar algumas outras.


Uma excelente surpresa, um relato doloroso, intenso e implacavelmente viciante.

2 comentários:

  1. Classifico-o como um dos melhores livros que já li pela intensidade das vivências que o autor consegue transmitir.
    A descrição do desenrolar da sua experiência no mundo da droga é qualquer coisa de extraordinário pela maneira como quase nos faze sentir que estamos mesmo ali ao lado a assistir a tudo sem nada podermos fazer ...
    É um livro que eu aconselho a 200%!!!
    É daqueles que marca ... definitivamente ..

    ResponderEliminar
  2. Olá Rodrigo:

    Concordo plenamente! Esta é uma das opiniões que custa publicar por não fazer jus ao livro e deixar tanto por dizer... É mesmo uma experiência intensa em vários sentidos! Obrigado por deixar por cá a sua opinião.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar