sábado, 14 de maio de 2011

Intimidades

Título: Intimidades
Autoras: Lídia Jorge, Inês Pedrosa, Ana Miranda, Branca Maria de Paula, Guiomar de Grammont, Lygia Fagundes Telles, Maria Teresa Horta, Teolinda Gersão, Nélida Piñon e Rita Ferro.
Editora: Dom Quixote

Sinopse:
Dez contos eróticos de escritoras portuguesas e brasileiras: Lídia Jorge, Inês Pedrosa, Lygia Fagundes Telles, Maria Teresa Horta, Teolinda Gersão, entre outras. Organização e Prefácio de Luisa Coelho.

Opinião:
Uma vez iniciada na leitura de obras brasileiras, e por ser fã de Inês Pedrosa, podem imaginar como me foi impossível resistir a este livro quando o vi a um preço quase irrisório na Feira do Livro de Lisboa!
Veio comigo para casa e não lhe resisti por muito mais tempo. Sendo composto cor pequenos textos, li-o rapidamente, sem muita dificuldade e até bastante empolgada.
O livro tem um prefácio alargado escrito por Luísa Coelho que optei por ler no final, escolha que, na minha opinião, foi bastante acertada. Os textos são muito diferentes entre si, apesar de se centrarem na sexualidade humana. Sem qualquer tipo de critério, gostei mais de dois textos portugueses, o de Inês Pedrosa e de Rita Ferro, escolha essa que percebi melhor depois de ler o prefácio. Neste, é feita uma curta análise literária dos textos, coisa que apreciei bastante.

Pelo tema escolhido, não será livro para toda a gente ler. No entanto, e no que me diz respeito, foi um livro que me surpreendeu pela positiva, reforçando a boa imagem que tinha de algumas das nossas autoras e mostrando, mais uma vez, o grande potencial que se encontra no outro lado do atlântico!
Deixo ainda uma nota sobre a forma escolhida. O conto ganha cada vez mais espaço nas minhas leituras. Permite-me manter mais facilmente esta paixão, principalmente quando a conciliação com o trabalho se torna mais difícil!

Sem comentários:

Enviar um comentário