domingo, 6 de março de 2011

Maigret e o Caso do Ministro

Título: Maigret e o Caso do Ministro
Autor: Georges Simenon
Editora: Livros do Brasil

Sinopse:
Após o colapso de um sanatório de crianças, que acaba por resultar em 62 mortes, Maigret investiga, de forma não-oficial, o roubo do relatório de um engenheiro que teria previsto o desastre.

Opinião:
Como grande apreciador do género policial, é estranho nunca me ter parado em mãos um livro do famosíssimo Inspector Maigret, de Georges Simenon. Assim, como companhia de viagem, levei uma das aventuras de Maigret.
Fugindo do seu campo de acção habitual, o inspector dá por si no pegajoso meio das influências políticas e das manipulações subreptícias. Quando desaparece um relatório que poderia acabar com várias carreiras, Maigret é forçado a colocar os seus subordinados a investigar figuras importantes e a enfrentar a opinião pública.
No fundo, o que acaba por distinguir esta personagem das outras "lendas" dos policiais é a ausência de características "especiais". Com calma e circunspecção, recorrendo apenas ao típico questionário policial, à observação com argúcia e ao raciocínio que lhe traz a solução final, acaba por resolver o caso.

Um policial agradável, credível e que será uma boa companhia em várias ocasiões.

Sem comentários:

Enviar um comentário