domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Café Debaixo do Mar

Título: O Café Debaixo do Mar
Autor: Stefano Benni
Editora: Ulisseia

Sinopse:
Um homem atira-se ao mar. Na ânsia de o salvar o narrador mergulha para descobrir que o primeiro entrou num estranho bar "debaixo do mar". Aí se inicia um conjunto de narrativas de cada um dos frequentadores que vão desde o humor surreal à sátira social. Estas pequenas histórias vão-se cruzando para construírem um notável fresco sobre a espantosa maravilha que é viver. Este é o grande livro italiano de culto do século XX com mais de 4 milhões de cópias vendidas e mais de 60 edições. Benni, artista multifacetado, escritor, apresentador de televisão, guionista, jornalista, humorista. Escreveu alguns dos romances mais importantes da transição entre o século XX e o século XXI. Recusou todos os grandes prémios literários nacionais e internacionais. Da sua obra literária fazem parte dezenas de romances e livros de contos. 
 
Opinião:
Com uma capa que promete um pouco de loucura e um pouco de genialidade, tanto pela ilustração como pela hábil frase "O Grande Livro de Culto...", este é um livro que chamará a atenção a quem andar à procura de algo diferente...
Antes do texto, temos uma interessante ilustração com todas as personagens que preenchem o café debaixo do mar e que vão contar a sua história. Em seguida, e sem mais floreados, cada um dos personagens contará um breve conto.
E assim se inicia uma série de "ensaios light", variando em extensão desde poucos parágrafos a algumas dezenas de páginas, tendo em comum um sentido de humor peculiar. A loucura está presente ou nas próprias personagens ou nas suas acções, camuflando uma perspicaz crítica social que certamente se manterá adequada durante uns séculos.
O facto de possuir um aroma italiano e de os nomes possuírem a melodia agradável do país ajuda a embalar-nos na(s) história(s).
Terminei a leitura, percebi e concordei com a progressão do livro desde romance obscuro a livro de culto!
Um livro recheado de pequenas delícias, para ler e reler...

Sem comentários:

Enviar um comentário