quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Vencedores do Passatempo "Cozinha Fácil para Homens que Não Sabem Estrelar um Ovo"

Sabemos que demorou um pouco mais do que o habitual, mas tivemos um convidado especial no júri: o próprio autor! E também se disponibilizou a autografar os exemplares dos vencedores! Assim, seguindo os critérios da facilidade e originalidade, o autor seleccionou, de entre os 82 participantes, as seguintes receitas:

Risotto de alho francês e salsichas frescas

Ingredientes:
- azeite
- 1 cebola média
- 3/4 salsichas frescas
- 1 alho francês
- 125 gr. de risotto

Refogue a cebola no azeite. Quando a cebola estiver alourada, acrescente o alho francês cortado em rodelas e deixe refogar. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Quando o alho francês estiver cozinhado, acrescente as salsichas frescas, o risotto e uma chávena de água. Quando o risotto estiver cozido, retire do lume e sirva de imediato.
Marta Botelho - Póvoa de Varzim

Tarte de Requeijão (Fácil e deliciosa para uma sobremesa rápida)

2 requeijões
375 grs de açucar
5 ovos
50 grs de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Desfazer os requeijões com um garfo até fazer uma pasta, juntar o açucar. Mexer bem ( não necesita de máquina, basta uma colher de pau). Quando estiver o açucar incorporado, adicionar os ovos inteiros, um a um e por fim a farinha juntamente com o fermento.

Assar em forma redonda, forrada com papel vegetal ( este untado com margarina) e levar ao forno pré-aquecido forte. Quando colocar a tarde diminuir a intensidade do forno para os 180º e deixar cozer 30 min.

Esta tarte pode ser feita com metade da receita, dividindo tudo por 2 (ºobvio), no entanto os ovos serão 3. O tempo de cozedura nesta versão será menos. Ir verificando com a técnica do palito.

Bon appétit
Elizabete Fonseca - Linda-a-Velha


Receita de Gelado de Melancia

Ingredientes:
 • 1 kg de melancia
 • ½ colher (sopa) de sumo de limão
 • 2 claras batidas em castelo
 • 1 lata de leite condensado desnatado
 • 1 folha de gelatina em pó sem sabor

Preparação:

Faça bolinhas com a polpa da melância e coloque-as numa peneira apoiada em uma tigela, para que o sumo da fruta escorra. Irá obter cerca de meia chávena (chá) de sumo. Reserve-as separadamente. Dissolva a gelatina em cinco colheres (sopa) de água e aqueça em banho-maria, até derreter completamente. Misture a gelatina com o sumo da melancia, meia chávena (chá) de água, o leite condensado desnatado, o sumo de limão e bata até ficar homogéneo. Incorpore delicadamente as claras em castelo e as bolinhas de melancia e despeje numa forma com furo central (19cm de diâmetro) untada com um pouco de óleo. Leve ao frigorífico por cerca de 4 horas ou até ficar firme. Desenforme e sirva a seguir...
Aires Torres - Amiais de Baixo
   Os nossos sinceros parabéns! E bom apetite a todos!
   Continuem a participar por cá e umas festas recheadas de pratos deliciosos para todos!

13 comentários:

  1. Boa tarde.
    Em primeiro lugar parabéns ao Páginas Desfolhadas por este delicioso Passatempo e Parabéns aos vencedores.
    No entanto verifiquei que estas receitas foram tiradas da internet, sendo a última uma cópia fiel do site:
    http://www.muitomaisreceitas.com.br/receitas/doces/gelado_de_melancia.html
    As outras:
    http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=812.0
    http://paracozinhar.blogspot.com/2006/12/risotto-com-salsicha-fresca-e-alho.html

    Penso que não havia necessidade de plágios, mas foi só para informar, agora cabe ao Páginas decidir alguma coisa ou deixar passar..

    Beijinhos.
    Boas Festas e Bom Ano Novo para todos.

    ResponderEliminar
  2. Receita de Gelado de Melancia - Esta é a cópia integral.
    http://www.bomgarfo.com/sobremesas/gelados/gelado_de_melancia_20060624582/

    Tarte de Requeijão - Tambem existe em inumeros sites.
    http://ocantinhodananda.blogspot.com/2008/07/tarte-de-requeijo-tipo-mais-fcil-no-h.html

    ResponderEliminar
  3. Também já tinha visto este Plágio. Além disso o sr Aires concorre ele, a filha e restante familia.E as moradas? Isso é feio...

    ResponderEliminar
  4. De originalidade realmente não tem nada. Basta escreve Gelado de melancia e Tarte de Requeijão, que aparece em todos os sites o mesmo gelado e a mesma tarte. Nem sequer foi preciso pesquisar muito. Estou de acordo muito feio perante aqueles que enviaram as suas proprias receitas.

    ResponderEliminar
  5. Então Páginas, já à noticias de como ficará resolvido este Passatempo?
    Já desclassificaram os plagiadores e encontraram novos vencedores?
    Estamos a aguardar e não nos esquecemos....

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos;

    Como já aconteceu noutras ocasiões, o Páginas Desfolhadas mantém a sua posição sobre o plágio, condenando aqueles que participam com algo que não é da sua autoria. Também como em outras ocasiões, e apesar de tentarmos verificar todas as participações, é muito difícil para nós conseguir eliminar todas as participações plagiadas. Neste caso específico, apesar de termos procurado e encontrado algumas receitas semelhantes, não encontramos nenhuma que fosse a reprodução integral das receitas a concurso, razão pela qual estas conseguiram integrar as finalistas.

    Ao contrário de outras ocasiões, neste caso foi o próprio autor que escolheu os vencedores, tendo autografado personalizadamente os exemplares. Este facto faz com que uma reavaliação e nova selecção de vencedores se torne impraticável.

    Mantemos a nossa posição contra o plágio e tentaremos, no novo ano, novas estratégias para contornar este tipo de situações. No que a este passatempo diz respeito, assumimos a responsabilidade pela falha na verificação. As nossas mais sinceras desculpas aos restantes participantes.

    Fica ainda um apontamento sobre participações de pessoas com a mesma morada. Sabemos, por experiência própria, como pode ser limitante não poder participar porque alguém que mora na mesma casa já participou. Não só no caso de famílias (nomeadamente famílias alargadas), mas também quando se tratam de estudantes ou outras pessoas que partilhem apartamentos. Por estas situações nunca pedimos a morada completa e apenas a localidades. É nossa convicção que um livro é um objecto pessoal e, como tal, ninguém deve ser prejudicado no que à leitura diz respeito por partilhar o tecto com pessoas que muitas vezes lhe são estranhas.

    Muito obrigado pelos comentários. Obrigado por nos ajudarem a crescer.

    Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  7. Uma VERGONHA....
    Em passatempos futuros do genero sugiro que todos copiemos sites da internet e mudarmos uma letra que já não é plagio e ganhamos.

    Parabens aos vencedores e ao Pag Desf por compactoar com plagiadores..

    Lamentavel...

    ResponderEliminar
  8. Digam-me então qual a diferença entre a Receita de Gelado de Melancia que elegeram vencedora e esta: http://www.muitomaisreceitas.com.br/receitas/doces/gelado_de_melancia.html
    ?????
    O maior cego é aquele que não quer ver e a vocês às vezes dá-vos jeito não ver...

    ResponderEliminar
  9. Cara Zezita;

    Como explicamos no nosso comentário anterior, no caso deste passatempo não temos como voltar atrás. Caso não ande por cá há tempo suficiente, convidámo-la a procurar em posts de anteriores passatempos da leitura à criação a forma como temos lidado com este tipo de situações.

    Sabemos que não temos que voltar a explicar mas, como parece que a compreensão do outro lado é lenta, voltaremos a tentar: muitas, de entre as participações que tivemos, eram plagiadas. Todas essas foram eliminadas à partida. Claramente, não conseguimos eliminar todas as participações plagiadas. Por este facto já apresentamos as nossas desculpas. No entanto, foram 10 os finalistas que seleccionamos. A escolha dos vencedores não foi da nossa responsabilidade.

    A acusação que nos faz é muito grave e, como temos pleno direito a tal, desafiamo-la a fundamentar devidamente essa acusação ou a retirar a mesmas acrescendo o devido pedido de desculpas.

    Boas leituras.

    ResponderEliminar
  10. Acho então que os livros estando autografados ou não, jamais deveriam ser entregues a essas pessoas, nem que fosse a uma instituição.

    ResponderEliminar
  11. Tambem concordo que fossem para instituições ou então que o autor explicasse noutra folha do livro a sua substituição para outro vencedor.

    ResponderEliminar
  12. cinderella, até podes concorrer com o gato, agora foi com o teu pai e um gelado de melancia da net, que vergonha!

    ResponderEliminar
  13. Inês Torres de Amiais de Baixo já fizeste uso do livro? E já fizeste o gelado de melancia?

    ResponderEliminar