quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Oliver Twist

Título: Oliver Twist
Autor: Charles Dickens
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:
Obra maior de Charles Dickens, Oliver Twist destaca-se pelo seu realismo, retratando pela primeira vez a rudez dos gangs londrinos, até então descritos com glamour e romantismo. Realça a vida de escravatura das crianças de rua e um submundo paralelo ao mundo imperial da Grã-Bretanha.
Ladrões, assassinos, mentes perversas, prostitutas, a dureza da vida na sarjeta num mundo sem esperança povoam o universo de Oliver Twist, o órfão que personifica a resistência ao sofrimento à corrupção e à luta pela vida que faz dele um verdadeiro sobrevivente. Diversas vezes adaptado ao cinema e à televisão, Oliver Twist tem agora uma nova versão cinematográfica pela mão do mestre Roman Polanski. 

Opinião:
Há várias razões para todos conhecerem o nome "Oliver Twist", mais ainda para todos conhecerem Charles Dickens; e serão provavelmente as mesmas que tornaram este título num clássico, a caminho do segundo centenário de publicação! Em seguida, passarei a enunciá-las...
Antes, um pouco da história. Oliver Twist nasce condenado à miséria e aos maus-tratos, após a morte da mãe na altura do seu nascimento. Qualquer fuga aparente deste género de vida, qualquer raio de esperança, empurra-o para o mundo da criminalidade, com a forca a surgir no horizonte. A luta por manter o seu lado bom e agarrar-se a um salvador domina a narrativa.
Voltando às razões: Dickens escreve maravilhosamente, uma escrita adornada, estética, cumprindo o propósito na perfeição, como uma cadeira antiga, trabalhada à mão, que sobreviverá muito para além do plástico. Descreve, com elegância, todas as deselegâncias da época, da miséria e da vida nas sombras e é tão primoroso na violência como na ternura.
Conseguimos, facilmente, transportar a marginalidade para os dias de hoje e manter os pontos morais da obra como actuais. Durante os momentos de pausa da leitura, darão por vocês a imaginar como será o destino de Oliver, mas deixarão que a leitura seja saboreada com calma e que perdure o mais possível.

Intemporal, com todos os ingredientes de um clássico, já que as receitas de muitos outros foram inspiradas neste...

Sem comentários:

Enviar um comentário