quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sede de Viver

Título: Sede de Viver
Autor: J. R. Moehringer
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Um belíssimo livro de memórias, que é também um retrato vivo de uma América no rescaldo da guerra do Vietname. A figura nuclear deste romance autobiográfico é um bar em Long Island, onde o jovem J. R. encontrou um sucedâneo da figura do pai ausente. Durante a sua infância e adolescência, o autor testemunha a interacção diária de todo o tipo de homens - soldados, jogadores, polícias, advogados, vagabundos - que falam de tudo, desde basquetebol, história ou livros, até sexo e relacionamentos. E embora as conversas se inflamem com o álcool, é lá que Moehringer aprende sobre a vida e encontra modelos para formar a sua própria masculinidade, assim como um extraordinário sentido de amor e comunidade. É lá que voltará depois, já adulto, para se retemperar das duras batalhas da vida.
Opinião: 
Entro sempre com alguma desconfiança em livros de registo autobiográfica, um preconceito meu, sem razão aparente, mas que me vai fazendo adiar muitas leituras.
Porém, deixei-me cativar em poucas páginas neste "Sede de Viver".
A história de J. R. Moehringer tem o seu interesse. O seu nome, por exemplo, nasce de uma série de mal-entendidos e "mistérios" do passado. A sua família é suficientemente peculiar para nos fazer sorrir e os seus desaires profissionais mostram o quão difícil é subir a escada do sucesso. O fulcro da história é "Dickens", não o escritor, mas sim o bar de onde bebe os mais essenciais ensinamentos para a vida e onde extravasa dos tropeções do dia-a-dia.
No entanto, o principal interesse do livro não é a história que conta. Jornalista de profissão, nota-se o hábito e o gosto pelas palavras que culminam no toque de classe nas descrições inocentes e cómicas da sua infância e na forma fluída que a história se vai desenvolvendo.
É um livro que não necessita de um final emocionante para ser uma experiência plena, cada capítulo tem encanto suficiente para nos alimentar a fome literária.

Uma pérola que, infelizmente, pode passar despercebida, mas merece um lugar em qualquer estante.

4 comentários:

  1. Adorei este livro. Foi a minha leitura preferida em 2009!

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel:

    É verdadeiramente uma excelente surpresa! Uma pérola escondida... Também estará no meu top-10 de 2010!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Bom lá vou eu pedir mais um à biblioteca, isto se não o comprar, tá visto"

    ResponderEliminar
  4. Olá cris:

    Ou então, participa no passatempo Presença do Grande Cabaz de Natal e espera que a sorte lhe sorria!

    Boa sorte e boas leituras!

    ResponderEliminar