domingo, 10 de outubro de 2010

Sete Dias para a Eternidade

Título: Sete Dias para a Eternidade
Autor: Marc Lévy
Editora: Contraponto

Sinopse:
Deus e Satanás, cansados da sua eterna luta, decidem determinar, de uma vez por todas, quem deverá dominar o Mundo para o resto da eternidade: o Bem ou o Mal? Para esta partida final combinam um duelo de sete dias entre os seus dois melhores agentes. Zofia, a enviada de Deus, é eficiente, generosa, inocente e encantadora; Lucas, agente do Diabo, é manipulador, sedutor e não tem uma pinga de escrúpulos. Mas nem Deus nem Satanás poderiam prever o resultado do encontro entre estes dois agentes sobrenaturais… o que poderá acontecer se as faíscas entre um anjo e um demónio não forem de ódio, mas de amor?

Opinião:
Depois de ter gostado bastante de "A Próxima Vez" (podem ler a opinião aqui), este "Sete Dias para a Eternidade" aguardava impacientemente o seu lugar na minha "pilha de leitura".
Com uma sinopse intrigante que nos promete diversão, foi com alguma dificuldade que iniciei a leitura deste livro. Mais uma vez estranhei a forma como Marc Lévy escreve. Frases curtas, quase telegráficas, associadas a descrições parcas, tornaram difícil a entrada na história. Sendo esta uma história de amor entre um anjo e um diabo, senti falta de mais pormenores no que a sentimentos, situações e a locais diz respeito. Ao contrário do último livro, não cheguei a conseguir preencher essas "lacunas", sentindo que estas por vezes chegavam a tornar difícil seguir o enredo. Talvez seja por gostar tanto de boas descrições que esta forma solta de escrever me dá tanta luta!
No entanto, tenho de confessar que o livro também tem qualidades: a ideia é muito original! Conseguir que um anjo e um demónio se apaixonem não é fácil, mas o autor consegue fazê-lo, mantendo sobre eles toda uma atmosfera de agentes secretos que tentam fazer com que o Bem/Mal ganhe toda a humanidade. Acaba por ganhar o Amor, com defeitos e virtudes, como na realidade a humanidade é!

Um livro que não me agradou tanto como o último que li do autor. No entanto, e porque o livro anterior me agradou bastante, não deixarei de ler Marc Lévy mais uma vez!

6 comentários:

  1. Eu gostei imenso deste livro. Gostei das personagens que ele utilizou e da simetria que conseguiu obter.

    Muito muito bom :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Miri;

    Talvez por ter gostado tanto do livro anterior de Marc Lévy, este me tenha sabido a pouco. No entanto, sei que este é um grande autor com ideias fenomenais, pelo que mais leituras dele virão!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Partilho a mesma sensação!
    O último livro que li deste autor foi "Meus Amigos, Meus Amores" e estava à espera de mais... A leitura não é tão fluída, mas sim, gostei da simetria, como diz a Miri misturada com uma história que nos leva para um patamar entre a realidade e o místico!

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana Isabel;

    Acho que é mesmo essa a beleza do autor: as ideias geniais que envolvem este mundo e o outro e a forma brilhante como consegue concretizar essas ideias!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Concordo que este não é o melhor livro de Marc Levy, é nota 20 em 20...sendo que os outros rebentam a escala..é o meu autor favorito, tanto na sua forma de contar histórias de uma forma simples e directa, bem como a consistência que demonstra em todos os seus romances. Penso que abordar este lado do bem e do mal é fascinante..e a imaginação do livro também.
    A falta de descrições é propositada para tornar a leitura mais directa..eu prefiro esta..são gostos :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Luis;

    Apesar de pretender, a leitura de Marc Levy tem sido adiada, mas não raras vezes pego nos seus livros com intenção de os ler.
    Lembro-me de gostar bastante do primeiro livro que li e de ter grande expectativas quando comecei este livro. Acho que foi essa a grande razão pela qual fiquei um pouco desiludida.

    No entanto, e como vontade não falta, qual é o livro que sugeres que leia? Se tiver oportunidade, será a próxima leitura!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar