Título: Os Olhos Amarelos dos Crocodilos
Autora: Katherine Pancol
Editora: Esfera dos Livros
Sinopse:
Este é um romance sobre uma mentira, mas também sobre a amizade e o amor, o dinheiro e a traição, o medo e a ambição.
A acção desenrola-se em Paris. Duas irmãs. Iris é uma mulher muito bonita, rica, elegante e sofisticada, mas vive desencantada com a vida e com o seu casamento. Joséphine é uma intelectual, historiadora, muito menos bonita do que a irmã e com uma vida bem mais difícil. Casada, tem duas filhas, vive nos subúrbios e trabalha para pagar as contas.
Certo dia, num jantar, Iris faz-se passar por escritora. Presa na sua mentira, convence a irmã a escrever o livro que ela própria assinará. Abandonada pelo marido, cheia de dívidas, Joséphine submete-se, como sempre, aos caprichos da irmã. Mas esta é uma decisão que vai mudar o destino destas duas mulheres.
A escritora francesa Katherine Pancol traça com mestria um retrato real e vivo de mulheres que tentam triunfar na carreira profissional, na vida familiar e alcançar o reconhecimento social. Mas que, por baixo desta aparente vida de sucesso, escondem uma profunda infelicidade, falta de confiança e frustração.
Os Olhos Amarelos dos Crocodilos é uma verdadeira lição de vida. Este romance, um verdadeiro best-seller em Espanha e França, dá-nos a conhecer as mulheres que somos, as que queremos ser, as que nunca seremos e as que talvez sejamos um dia. Mulheres à procura de um caminho na vida, em busca de si próprias e à descoberta de novos amores.
Opinião:
Depois de dois livros muito leves e capazes de me apagar a mente, achei que algo mais substancial até seria saudável, mesmo com um tempo tão soalheiro! No entanto, assim que comecei este livro, tive algumas dúvidas...
Este não é um livro leve e simples. Apenas algumas páginas bastaram para ficar com a impressão de que seria um livro sério, sobre desgostos e traições, quase um retrato fiel do que vivemos todos os dias, e fiquei desanimada... Acho que com tempo quente e algumas tardes de praia pelo meio, não era o ambiente ideal. Depois de terminar o livro, percebo que foi a minha atitude reticente (talvez algum trabalho acrescido tenha ajudado) que me impediu de mergulhar imediatamente no livro, como ele merecia, mas percebi o meu erro a tempo!
Apesar de parecer complexo, é um livro de leitura fácil, sendo essa uma das suas maiores qualidades! Aborda a complexidade das relações humanas sem medo de as explorar e conseguindo não se tornar doloroso na leitura. Embrenhei-me na história sem dar por ela. A autora intimidou-me, apenas para me seduzir pela mansa e, quando percebi o truque, estava rendida. O entrelaçar das várias personagens é perfeito, o desfecho é delicioso e a mensagem final é, apesar de ser uma história actual e verosímil, de esperança.
Não é um romance de paixão. É um romance da vida e, considerando a sua elevada qualidade, atrevo-me a apontar este livro como merecedor de uma oportunidade nas mãos de todos os leitores (mesmo que sejam fãs inveterados de fantástico, terror ou livros de culinária)!
Eu adorei este livro! Concorda com que seja um romance de vida...
ResponderEliminarE o melhor é que tem continuação...;)
Beijinhs**
http://segredos_escondidos.blogs.sapo.pt/
Olá AndreiaS:
ResponderEliminarOra aí está uma boa notícia! Da continuação não sabíamos! Aguardamos por ela, então!
Boas leituras!
Tb gostei muito de ler o livro! uma lição de vida! Sim, trata-se de uma trilogia. O 2º já foi traduzido : A valsa lenta das tartarugas. Já comprei :)
ResponderEliminarOlá Mlle;
ResponderEliminarTambém temos por cá "A Valsa Lenta das Tartarugas" mesmo à espera de ser escolhido de entre a pilha de leitura! Depois da leitura do primeiro, vejamos o que esta promissora autora nos reserva!
Boas leituras!