segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Os Olhos Amarelos dos Crocodilos

Título: Os Olhos Amarelos dos Crocodilos
Autora: Katherine Pancol
Editora: Esfera dos Livros

Sinopse:
Este é um romance sobre uma mentira, mas também sobre a amizade e o amor, o dinheiro e a traição, o medo e a ambição.

A acção desenrola-se em Paris. Duas irmãs. Iris é uma mulher muito bonita, rica, elegante e sofisticada, mas vive desencantada com a vida e com o seu casamento. Joséphine é uma intelectual, historiadora, muito menos bonita do que a irmã e com uma vida bem mais difícil. Casada, tem duas filhas, vive nos subúrbios e trabalha para pagar as contas.
Certo dia, num jantar, Iris faz-se passar por escritora. Presa na sua mentira, convence a irmã a escrever o livro que ela própria assinará. Abandonada pelo marido, cheia de dívidas, Joséphine submete-se, como sempre, aos caprichos da irmã. Mas esta é uma decisão que vai mudar o destino destas duas mulheres.
A escritora francesa Katherine Pancol traça com mestria um retrato real e vivo de mulheres que tentam triunfar na carreira profissional, na vida familiar e alcançar o reconhecimento social. Mas que, por baixo desta aparente vida de sucesso, escondem uma profunda infelicidade, falta de confiança e frustração.
Os Olhos Amarelos dos Crocodilos é uma verdadeira lição de vida. Este romance, um verdadeiro best-seller em Espanha e França, dá-nos a conhecer as mulheres que somos, as que queremos ser, as que nunca seremos e as que talvez sejamos um dia. Mulheres à procura de um caminho na vida, em busca de si próprias e à descoberta de novos amores.

Opinião:
Depois de dois livros muito leves e capazes de me apagar a mente, achei que algo mais substancial até seria saudável, mesmo com um tempo tão soalheiro! No entanto, assim que comecei este livro, tive algumas dúvidas...
Este não é um livro leve e simples. Apenas algumas páginas bastaram para ficar com a impressão de que seria um livro sério, sobre desgostos e traições, quase um retrato fiel do que vivemos todos os dias, e fiquei desanimada... Acho que com tempo quente e algumas tardes de praia pelo meio, não era o ambiente ideal. Depois de terminar o livro, percebo que foi a minha atitude reticente (talvez algum trabalho acrescido tenha ajudado) que me impediu de mergulhar imediatamente no livro, como ele merecia, mas percebi o meu erro a tempo! 
Apesar de parecer complexo, é um livro de leitura fácil, sendo essa uma das suas maiores qualidades! Aborda a complexidade das relações humanas sem medo de as explorar e conseguindo não se tornar doloroso na leitura. Embrenhei-me na história sem dar por ela. A autora intimidou-me, apenas para me seduzir pela mansa e, quando percebi o truque, estava rendida. O entrelaçar das várias personagens é perfeito, o desfecho é delicioso e a mensagem final é, apesar de ser uma história actual e verosímil, de esperança.

Não é um romance  de paixão. É um romance da vida e, considerando a sua elevada qualidade, atrevo-me a apontar este livro como merecedor de uma oportunidade nas mãos de todos os leitores (mesmo que sejam fãs inveterados de fantástico, terror ou livros de culinária)!

4 comentários:

  1. Eu adorei este livro! Concorda com que seja um romance de vida...
    E o melhor é que tem continuação...;)

    Beijinhs**
    http://segredos_escondidos.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá AndreiaS:

    Ora aí está uma boa notícia! Da continuação não sabíamos! Aguardamos por ela, então!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Tb gostei muito de ler o livro! uma lição de vida! Sim, trata-se de uma trilogia. O 2º já foi traduzido : A valsa lenta das tartarugas. Já comprei :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Mlle;

    Também temos por cá "A Valsa Lenta das Tartarugas" mesmo à espera de ser escolhido de entre a pilha de leitura! Depois da leitura do primeiro, vejamos o que esta promissora autora nos reserva!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar