quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Em Território Pirata

Título: Em Território Pirata
Autor: Michael Crichton
Editora: Livros d'Hoje

Sinopse:
As Caraíbas, 1665. Uma remota colónia da Coroa inglesa, a ilha da Jamaica resiste contra a imensa supremacia do império espanhol. Port Royal, a sua capital, é uma cidade impiedosa de tavernas, antros de jogo e casas de má fama.
Não é fácil sobreviver num clima tórrido como este. Pode-se morrer de uma simples doença - ou quem sabe da facada de um punhal. Para o capitão Charles Hunter, o ouro dos espanhóis servia para ser capturado, e a lei da terra encontrava-se nas mãos daqueles que eram suficientemente impiedosos para a imporem.
No porto, espalham-se rumores de que o galeão El Trinidad, recém-chegado de Nova Espanha, está a ser reparado num porto próximo. Pesadamente fortificado, este porto inexpugnável é guardado por Cazalla, um homem sedento de sangue, e pelo comandante preferido do próprio rei de Espanha. Com o apoio de um aliado poderoso, Hunter reúne uma tripulação de homens endurecidos para se infiltrar no avançado posto inimigo e assaltar o El Trinidad, confiscando a sua fortuna em ouro espanhol. O assalto é tão perigoso quanto as mais sangrentas lendas da ilha, e Hunter irá perder mais do que um homem antes de conseguir pôr um pé em costas estrangeiras, onde uma selva densa e o poder de fogo da infantaria espanhola o separam do tesouro…

Opinião:
Michael Crichton deixou um legado impressionante, espalhando a sua criatividade pela literatura, televisão ("Serviço de Urgência"), cinema ("Jurassic Park", entre outros). Falecido em 2008, surgem ainda novos ecos da sua obra, sendo "Em Território Pirata" já uma edição póstuma.
A acção decorre na Jamaica, século XVII e este é o primeiro grande atractivo do livro: ambiente politicamente instável, decorrendo uma guerra colonial velada entre a Inglaterra e a Espanha. Em qualquer canto da ilha são encontrados rastos de crime, prostituição e pirataria.
Crichton criou um belo leque de personagens, conferindo uma história/característica única a cada um. Consegue, assim, uma tripulação digna do grande ecrã.
Sendo uma edição póstuma, contava com uma história menos polida, extraída de qualquer manuscrito incompleto. No entanto, a pesquisa subjacente ao relato é assombrosa! O autor de ter aprofundado todos os aspectos daquele tempo, desde o contexto social até às doenças mais frequentes. Descreve com primazia as embarcações, a sua constituição, manobras e tácticas de combate!
No final, porém, ficou-me uma sensação de vazio, semelhante às que sobram após a leitura de um conto. Isto porque, apesar de intensa, a acção decorre num curto período de tempo e as personagens mereceriam mais.

Um livro empolgante que me deixou a salivar por mais. Parece que será adaptado por Spielberg ao cinema... Aguardo...

Sem comentários:

Enviar um comentário