domingo, 27 de junho de 2010

O Mago - Mestre

Título: O Mago - Mestre
Autor: Raymond E. Feist
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
A paz é já uma memória esbatida para os povos de Midkemia. A guerra continua, mas Pug e Tomas seguem rumos diferentes. Tomas herda um legado de grande poder oriundo de uma civilização antiga. Mas uma luta interna leva-o a duvidar sobre qual deverá ser o seu destino. Por outro lado Pug, após ter sido capturado, é levado para as exóticas terras de Kelewan e irá aprender a dominar a dualidade do seu enorme poder. Pug é agora Milamber. E terá que enfrentar um inimigo mais antigo do que o próprio tempo. Entretanto, o Reino estremece com a ascensão de Guy de Bas-Tyra e tem início uma nova disputa pelo trono.

Opinião:
Continuamos, então, a atribulada saga de Pug em busca dos poderes que o catapultem para além do estado de aprendiz. A história inicia-se, aproximadamente, 4 anos depois do fim de "Aprendiz", em plena guerra entre os dois mundos. Não se percebe, ainda, para que lado pende a balança, porém, como em todas as guerras prolongados, ambos os lados estão a perder. Será com Pug que iremos conhecer a cultura, a história e a geografia do mundo dos tsurani e compreender de que forma foram ligados os dois mundos.
Nesta segunda parte, assistimos ao amadurecimento de várias personagens, que seguem rumos independentes, mas em direcção ao mesmo objectivo. A história vai crescendo de interesse, já que seguimos vários cenários alternadamente, aumentando o suspense e a curiosidade sobre o desfecho dos acontecimentos.
As melhores características da escrita do autor mantêm-se: a precisão com que introduz o ambiente como um dos intervenientes, o sentido de humor que confere aos diálogos e a capacidade de fazer com que várias personagens sejam "principais" a cada momento.
No respeitante à fantasia, penso que os apreciadores ficarão satisfeitos com a imaginação do autor e os pormenores que vai introduzindo.

Os dois volumes deverão ser considerados como um só, pois só irão apreciar verdadeiramente "O Mago" quando vislumbrarem o centro da teia que o autor fabricou. O fantástico teria muito a ganhar com a publicação das obras seguintes!

2 comentários:

  1. Olá! Passa pelo novo blog que criei, Murakami PT, dedicado aos imensos leitores e fãs portugueses do autor japonês! Nele iremos colocar actualizadamente notícias em português, reflexões sobre palavras suas, iniciar debates sobre aspectos da sua escrita... uma casa para todos os leitores de Haruki Murakami - os que já o conhecem, e os que ainda não o descobriram! www.murakami-pt.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Tiago,

    Adquirimos a primeira obra deste autor na passada Feira do Livro do Porto. Agora falta a disponibilidade para o ler, porque vontade há muita! Parabéns pela iniciativa! Passaremos por lá, com certeza!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar