domingo, 20 de junho de 2010

Novo Vencedor do Passatempo da Leitura à Criação "Midnighters"

   Foi com grande pena nossa que, a propósito deste passatempo, assistimos ao que de pior os nossos leitores têm para mostrar. Com o auxilio de leitores sempre atentos, ficou provado que o vencedor inicial tinha utilizado uma imagem que não é da sua autoria para concorrer, sem nunca nos ter dado essa informação. Quando confrontado com a situação, o vencedor admitiu não ser sua a imagem, não se desculpando, apontando antes o dedo a outras imagens a concurso que também não seriam da autoria de quam as utilizou para participar.
   Face a esta situação, contactámos a editora, expondo todos os dados. Tal como prevíamos, também para a editora é inadmissível o recurso a plágio, pelo que o dito vencedor foi automaticamente desclassificado, ficando à nossa responsabilidade a escolha de um novo e mais justo vencedor.

   Sobre a nossa escolha, subjectiva por definição, apenas admitimos reclamações se por um acaso de plágio, mais uma vez, se tratar (gato escaldado...). Para tal, quem quiser reclamar deve apresentar provas da sua argumentação.

   Explicada toda a decisão, aqui fica o vencedor pelo Páginas Desfolhadas escolhido:


Eduardo Antunes - Stº António dos Cavaleiros

   Muitos parabéns ao vencedor! Esperamos que situações tão desagradáveis como a que se verificou no decorrer deste passatempo não se reproduzam. Boas leituras!

11 comentários:

  1. Realmente é preciso ter lata, utilizou uma imagem que era dele e nem pediu desculpas nem avisou.
    Eu pensava que as pessoas que participam nos concursos fossem todas sérias, mas pelos vistos não é assim.
    Será que não percebem que só eles próprios é que ficam prejudicados com a situação e mal vistos?

    ResponderEliminar
  2. Realmente foi muito mau o vencedor ser um plagiador quando os outros participantes (pelo menos a maioria) se esforçaram para tirar fotos originais (ou foto-manipular originais).
    Parabéns ao novo vencedor e já agora, se ele passar por cá, por curiosidade gostava de saber onde fica o local da foto, que parece super-divertido.

    ResponderEliminar
  3. Gostaria que o novo vencedor comprovasse a autenticidade da sua foto, enviando o original da mesma, pois como se pode comprovar pelos links em baixo, existe muita fotos na internet igual ou muito semelhante:

    http://www.flickr.com/photos/fotoric/1040475630/

    http://micheleroohani.com/blog/wp-content/uploads/2010/01/gloria_friedmann_louvre-michele-roohani.jpg

    http://farm2.static.flickr.com/1399/1040475630_2944d52f22.jpg

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. A foto está demais! Bem melhor que a anterior "vencedora". É preciso muita lata mesmo para concorrer com um trabalho que não é o seu... mas percebe-se, os miúdos aprendem desde pequeninos a copiar, depois dá nisto. Esta gente não tem emenda.

    Esperemos que esta não seja também plágio como indicou a Teresa Simão.

    ResponderEliminar
  6. Isto é uma obra presente no Museu do Louvre: "Uma obra de Gloria Friedmann, um grupo de homens ou mulheres com relógios diante do rosto. Esculturas vivas de gesso em contraponto as esculturas clássicas de mármore."
    http://www.conexaoparis.com.br/2008/09/11/arte-classica-e-arte-contemporanea-no-museu-do-louvre/

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos,

    Cara Teresa, tal como Zezito apontou no seu último comentário, esta imagem retrata uma obra presente no museu do Louvre, o que coincide com a informação que temos por parte do autor. Não podemos considerar plágio uma fotografia tirada a uma obra de arte, tal como não o podemos considerar quando se tratam de edifícios ou outros pontos de referência emblemáticos.

    A imagem enviada pelo autor, apesar de compreensivelmente semelhante às dos links que disponibilizou, não nos parece ser a mesma, pelo que acreditamos que se trata de uma fotografia tirada pelo próprio. Assim, parece-nos correcto manter a decisão tomada. Eduardo Antunes é, no nosso entender, um justo vencedor.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  8. Não acho bem, porque ve-se bem que é plagio,tirada da net.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde,

    A foto não foi retirada da net e se preciso for posso enviar as restantes fotos que tirei da mesma obra, algumas delas ficaram desfocadas.
    Não me importo minimamente de retirar as dúvidas sobre a origem da foto.
    No entanto, como dizem os autores do blog, eu nunca escondi que a foto fora tirada a uma obra que vi no Louvre (aliás, tenho várias fotos tiradas no Louvre no mesmo dia que posso mostrar).

    De qualquer forma, a qualidade da foto não é muita, está cheia de grão, por ter sido tirada com uma máquina de filmar cuja qualidade de fotografia em formato digital é, obviamente, menor.

    Para resolver o assunto, vou enviar um email aos donos do blog de forma a provar que tirei a foto.

    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  10. Mail enviado.
    Deixarei os autores do blog dizerem da justiça deles.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  11. Vê-se claramente que as fotografias presentes nos links e a fotografia do vencedor são diferentes. Não me parece que haja aqui qualquer prova de plágio, e não há nenhuma clausula que impeça de tirar fotografias a monumentos, obras primas e afins. Logo, estas acusações parecem-me de alguma forma mal intencionadas...

    Parabéns ao vencedor, gostei muito da fotografia ^^

    ResponderEliminar