quinta-feira, 17 de junho de 2010

Meio-Dia Azul

Título: Midnighters - Meio-Dia Azul
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Vogais & Companhia
Sinopse:
Depois de séculos à espera, presos na hora secreta, os darklings voltarão a caçar. Os midnighters de Bixby, em Oklahoma, julgavam que compreendiam a hora secreta da meia-noite - até o tempo ter parado a meio do dia. O ruído da escola interrompe-se. Há chefes de claque sus pensas no ar. Tudo é envolvido pelo azul da meia-noite. 

Opinião:
Com "Meio-Dia Azul" termina a trilogia Midnighters. E termina com grande qualidade. É de realçar o crescendo que se verifica desde o primeiro título, até ao final. Cresce a emoção e o humor sarcástico, os acontecimentos vão-se tornando mais negros e o ritmo aumenta até um final de grande suspense.Crescem as personagens, em conhecimentos sobre a doutrina Midnighter, em emoções, revelando os seus maiores medos e tornando mais complexas as interacções entre eles.
Curiosa é, também, a abordagem subtil da questão bem/mal. A certo ponto, perguntamo-nos de que lado estará a razão e se os "bons" não terão feito maldades suficientes para alterarmos todos os conceitos prévios.
Adorei o final, dramático, credível para a realidade que Scott Westerfeld criou. Certamente que, se a saga surgir nos ecrãs, rolarão algumas lágrimas...
Os três livros poderão ser facilmente lidos em sequência, já que a acção decorre no espaço de 2 meses, e o volume dos títulos não é muito assustador. Se optarem por esta opção, adivinho umas horas de abstracção do resto do mundo.
Parece-me uma trilogia que será muito adequada para a adolescência mas também, especialmente depois deste último volume, será bastante apreciada por todas as idades.

Uma trilogia que ficará óptima num embrulho, seja para dar ou para receber! Aguardamos agora a edição de "Uglies", do mesmo autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário