domingo, 30 de maio de 2010

A Guerra das Sombras - Monstro

Título: A Guerra das Sombras - Monstro
Autora: Catarina Araújo
Editora: QuidNovi

Sinopse: 
A vida de Tomás Lobo não é fácil. Para além de sofrer de "Síndrome de Excesso de Imaginação" e de medo crónico de fantasmas e de monstros (quando todos à sua volta dizem que esses seres não existem), é perseguido pelo rapaz mais arruaceiro da escola, um matulão de treze anos, chamado Rufo Rocha, que lhe faz a vida negra. Mas quando Tomás se aventura pela intrigante oficina do avô, Artur Artesão, criador de famosos engenhos e inventos, e encontra um livro misterioso com um sinistro olho amarelo na lombada, inicia um perigoso caminho de descoberta que irá conduzi- lo a uma realidade, essa sim, verdadeiramente aterradora. É então que os piores pesadelos de Tomás se tornam realidade: a cidade de Castelo Alto, onde vive, é assolada por uma onda de ataques sangrentos. As pessoas que têm a rara sorte de sobreviver ao encontro com este assassino descrevem- no como um verdadeiro… Monstro! A partir daí é desencadeada uma série de eventos, durante os quais Tomás irá descobrir o grande segredo que o avô e a mãe, Leona, lhe têm tentado esconder toda a vida. Na verdade, talvez o seu medo de fantasmas e de monstros não seja assim tão descabido. E com a ajuda da singular Ema, uma rapariga de doze anos com um jeito especial para o tirar de sarilhos, e de um poderoso e bizarro aliado, Tomás irá penetrar num mundo cheio de perigos mortais, enfrentando os seus piores pesadelos para tentar salvar o avô, e salvar-se a si próprio, de um horrível fim…

Opinião:
Não será por falta de escolha e de oferta que os mais jovens escolherão outros hobbies no lugar da leitura. Aqui está mais uma boa opção para quem quer dar um empurrãozinho a um filho para dentro das páginas.
"Monstro" tem tudo para cativar públicos mais novos: personagens que rondam a sua idade, que enfrentam os mesmos problemas na escola, que ainda se sobressaltam com o escuro, mas que possuem, intrinsecamente, a coragem de muitos adultos. Escrito numa linguagem simples, a autora tem até o cuidado de explicar algumas das palavras mais "difíceis" que vai utilizando. Tem ainda outro atractivo: se os leitores gostarem, chegarão ao fim e ansiarão pelos volumes seguintes.
Para adultos, penso que a história será já menos atractiva pela temática e escrita simples. No entanto, para o público-alvo, é perfeitamente adequado. Mesmo assim, espero ter oportunidade de saber como acabará a história de Tomás Lobo e os seus monstros.

Certamente, uma boa rampa de lançamento para fora das bandas desenhadas habituais, em direcção ao Mundo da literatura.

3 comentários:

  1. Estava à espera duma crítica a este livro há semanas, obrigado por terem sido os primeiros! A capa conquistou-me imediatamente mas o título e a sinopse não. Fiquei por isso na dúvida se devia comprar ou não. Se se trata de um livro assim tão infantil, acho que já não o compro, mas fica na lista de possíveis presentes.
    Obrigado e boa semana ;)

    P.S.: Temos saudades das vossas opiniões! Vem aí um feriado e um fds, porque não publicar esta e outras análises no fórum? =P (sff)

    ResponderEliminar
  2. Fico à espera da análise d'ele. O livro "O Mago" também me despertou a curiosidade quando foi lançado. Tenho mais esperanças nesse que neste. xP

    ResponderEliminar
  3. Olá DiAleX:

    Infantil não diria, mas decididamente juvenil! Oferecer a trilogia completa talvez venha a ser um belo presente!
    Vamos fazer um esforço por nos actualizarmos no fórum nestes próximos dias.

    A leitura de "O Mago" vai a meio e com boas perspectivas...

    Boas Leituras!

    ResponderEliminar