sexta-feira, 14 de maio de 2010

Escrevendo sobre Quem Escreve... Marc Lévy

Retomamos hoje uma das nossas rubricas mais recentes com um autor que tem silenciosamente vindo a ganhar adeptos entre os portugueses: Marc Lévy!

Marc Levy é o autor de língua francesa mais lido em todo o mundo: os seus livros contam já com cerca de 17 milhões de exemplares vendidos em mais de 41 países. Mas este autor não é só um favorito entre os leitores como também a crítica tem reconhecido o seu talento excepcional como contador de histórias originais, provocantes e sempre comoventes.

Nasceu em Boulogne Bilancourt, em 1961. Aos 18 anos, juntou-se à Cruz Vermelha Francesa, instituição com a qual colaborou durante seis anos. Paralelamente, formou-se em Gestão e Informática na Université Paris-Dauphine. Em 1983, fundou uma empresa especializada em design e informática, com projectos em França e nos EUA. Mais tarde, viria a dedicar-se ao design de interiores, fundando outra firma em Paris.

Aos 37 anos de idade, Marc Levy escreveu o seu primeiro romance. E Se Fosse Verdade… começou por ser uma história destinada ao homem que o seu filho viria a ser. Encorajado pela irmã, enviou o manuscrito a uma editora, que aceitou publicá-lo. O sucesso fez-se sentir imediatamente e, desde então, os seus romances são presença constante nas listas de best-sellers. Marc Levy tem-se dedicado inteiramente à escrita e dois dos seus romances foram já adaptados com grande sucesso ao cinema.

Até agora, são múltiplas as obras deste autor já publicadas entre nós e pelas mãos de várias editoras! Sendo a maioria delas publicada pela Contraponto que tem vindo a reeditar algumas obras inicialmente publicadas pela Pergaminho. Aqui ficam as que encontramos:


Para os fãs do grande ecrã, aqui ficam os trailers dos dois filmes resultantes de adaptações de obras do autor ao cinema:

"E Se Fosse Verdade"




Quem já leu, o que acha? O que nos traz Marc Lévy que justifique o seu imenso sucesso?

8 comentários:

  1. Marc Levy foi um dos autores que mais me surpreendeu! Ainda só li dois livros dele, embora tenha 5, e adorei ler os dois.

    O primeiro que li foi Os Filhos da Liberdade. Um livro baseado na história de um familiar do autor. Este livro que ocorre durante e segunda guerra mundial, fala-nos de um grupo pertencente à brigada da resistência. As suas vidas, as suas lutas e os seus medos, os acontecimentos inevitáveis, enfim.. Uma narrativa que nos enche a alma de diversos sentimentos.

    O outro que li foi Sete Dias para a Eternindade. Este, um romance, foi de uma leitura deliciosa, viciante e apaixonante. Neste livro temos dois agentes, Sofia e Lucas pertencentes ao bem e ao mal. Ambos têm como missão salvar ou curromper a huminadade.
    Com bastante humor e paixão é uma leitura que nos proporciona momentos mesmo muito bons.

    Para mim, é sem dúvida um magnifico autor.

    As minhas opiniões estão disponiveis aqui:
    http://branmorrighan.blogspot.com/search/label/Marc%20Levy

    ResponderEliminar
  2. Olá Morrighan:

    É deste autor o próximo livro na minha lista de leitura! Depois de o ler terão notícias minhas! Até lá, aguardo mais opiniões!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Eu já li quase todos os livros do Levy. Como leio em francês é mais fácil. E ele é magnifico.Aconcelho qualquer um

    ResponderEliminar
  4. li pela primeira vez marc levy no ano 2000, um livro editado pelas grandes narrativas da presença, chamava-se enquanto estiveres ai, e que mais tarde foi relançado e rebaptizdo pela pergaminho de enquanto estiveres aí titulo mais aproximado ao original (se bem que continue a preferir o primeiro)após isso continuei a ler levy e não me decepcionei, recomendo a todos aqueles que gostem de descontrair e ler pequenas historias super originais e imaginativas, sem grandes pretensões, é esse o segredo de marc Levy. tenho todos os livros dele editados em portugues, a excepção de ou est tu (que nunca foi publicado em Portugal), resta-me esperar pelos dois proximos ja editados em frança le premier jour e la premiere nuit, que ao que parece serão editados por cá em setembro e dezembro de 2010 respectivamente. parabens pelo post. e ate breve.

    ResponderEliminar
  5. Li 3 livros deste autor e adorei!
    É fantástica a maneira como este autor nos surpreende! A princípio conta-nos uma história que nos parece normal, mas depois leva-nos para um patamar onde as coisas seriam impossíveis de acontecer na realidade, mas que muitas vezes adoraríamos que assim acontecesse!
    A sua escrita é bastante acessível e o leitor consegue sonhar com as histórias dele. Aconselho vivamente!
    Nunca mais me esqueço de estar a ler “E se fosse verdade” e me desatar a rir numa fila de espera! Definitivamente, foi um óptimo momento, num sítio, que jamais esperaria que assim fosse!
    Li “E se fosse verdade”, e existe também o “Enquanto estiveres aí” que é o mesmo livro, mas penso ser a tradução inglesa para português. Por isso, aconselho o “E se fosse verdade” e depois, para quem gostou, vai adorar também o “Voltar a encontrar-te” porque é a continuação! Para aqueles que gostam de arte, aconselho então “A próxima vez” onde o autor mistura a realidade com outras vidas passadas e o encaixe é simplesmente fantástico. Não se vão arrepender!

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria João, nclivros e Ana,

    Só opiniões positivas! Iniciei agora a leitura de "A Próxima Vez" e, apenas com 3 dezenas de páginas, o autor já conseguir deixar-me intrigada! Assim que o terminar deixo a minha opinião. Tenho mais um livro do autor cá por casa e, a julgar pelas boas previsões sobre a qualidade da leitura, este estará sem dúvida próximo na pilha de leitura!

    Obrigado pelas opiniões! Boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Li mais um livro de Marc Levy! Meus amigos, meus amores! Devo dizer que o autor não me deixou de surpreender com mais uma história fantástica com personagens encantadoras. Ainda por cima, a páginas tantas vemos uma personagem principal num café a falar com Arthur e Lauren, ora...impossível do leitor que já leu outros livros dele não se desatar a rir! E tem episódios...como a do salmão que...enfim, só lendo mesmo! Mais não digo senão estrago a surpresa a quem quiser ler! Recomendo mesmo! Pena o livro já ter acabado!

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana Isabel,

    Esse livro foi uma das minhas compras na Feira do Livro do Porto este ano e, depois desta opinião tão positiva, estou muito feliz por o ter trazido para casa comigo! Fiquei interessada depois de ver o trailler do filme e, pelo que percebi, este não engana nada. Deve ser fantástico!
    O plano é ler o livro e ver o filme de seguida. Espero que seja em breve para deixar por cá a minha opinião!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar