Título: Diário de um Fumador
Autor: David Sedaris
Editora: Contraponto
Sinopse:
O que faz de David Sedaris o homem mais divertido do mundo? Bom, como muitos de nós, tem um quotidiano cheio de pequenas bizarrias e acontecimentos cómicos; mas, no caso dele, o bizarro torna-se cada vez mais bizarro e o cómico chega ao puro absurdo. Quer saber como é que o homem mais divertido do mundo passa os seus dias? Bom, já foi fumador, já fez um estágio numa morgue, já teve a sua casa de campo invadida por pássaros, já andou de táxi com um condutor obcecado por sexo fetichista, já ofereceu um esqueleto (verdadeiro) como presente de anos, já fez corridas de natação com uma mulher com síndrome de Down…
Depois de tudo isto, que experiência bizarra e inaudita lhe faltava enfrentar? Apenas uma; uma das experiências mais traumáticas e marcantes que alguém pode alguma vez enfrentar: deixar de fumar…
Opinião:
Este livro consiste numa colectânea de pequenos contos, ou "ensaios", com alguns pontos em comum: autobiográficos, autodepreciativos e hilariantes! O seu diário enquanto tenta deixar de fumar é o conto mais extenso e é um dos pontos mais altos do livro.
O humor de Sedaris assenta em comparações inesperadas e surpreendentes, numa auto-crítica ácida e no transformar pequenos detalhes da vida quotidiana em verdadeiros acontecimentos. Como com qualquer tipo de humor, não agradará universalmente. Pessoalmente, fez-me passar uns bocados embaraçosos: li-o quase sempre em locais públicos e soltar uma gargalhada num comboio matinal desperta olhares de censura... O livro tem passagens humoristicamente geniais, num estilo próprio do autor, só precisando de recorrer à ofensa em relação a si próprio.
A leitura foi, toda ela, leve e sorridente, com espaço para gargalhadas e um ou outro pensamento mais profundo (especialmente para os fumadores).
Um livro óptimo para desviar a cabeça dos problemas habituais, podendo ser lido de forma espaçada para melhor aproveitar o seu efeito terapêutico!
Sem comentários:
Enviar um comentário