segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Prémio José Craveirinha atribuído a Aldino Muianga

O escritor Aldino Muianga é o vencedor do maior prémio literário moçambicano, Prémio José Craveirinha, edição 2009, com a obra Contravenção, editado pela Ndjira.
Para o júri, presidido pelo escritor Pedro Chissano, o livro condensa as glórias do seu povo, cujo ponto maior foi a proclamação da independência nacional, os infortúnios da guerra que levou milhares e milhares de moçambicanos à degradante condição de refugiados no Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, África do Sul e Tanzânia.
Este autor, referem os membros desse órgão deliberativo, é dono de um estilo próprio de quem conhece bem os quartos da língua portuguesa, entre a guerra devastadora, as cidades sitiadas, lojas e mercados vazios.
Aldino Frederico de Oliveira Muianga, nascido a 1 de Maio de 1950, nos arredores da cidade de Maputo, formou-se em Medicina e do vasto leque de obras que publicou destacam-se Xitala Mati (1987), Rosa Xintimani (2001), Contos Rústicos (2007), Magustana (1992), A noiva de Kebera (1992), O domador de burros (2003), Meledina (2004) e A Metamorfose(2005).
A Hidroeléctrica de Cabora Bassa é o principal patrocinador do prémio, no valor de 5000 dólares norte-americanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário