domingo, 1 de novembro de 2009

Um Leão Chamado Christian

Título: Um Leão Chamado Chirtian
Autor(es): Anthony Bourke e John Rendall
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Quando em 1969 Anthony Bourke e John Rendall decidiram comprar uma cria de leão nos armazéns Harrods, em Londres, não imaginaram que, décadas depois, a sua extraordinária história continuasse a comover gerações de leitores e espectadores. Publicado pela primeira vez em 1971, Um Leão Chamado Christian retrata o percurso desta amizade invulgar, desde os primeiros meses de vida em Londres, até ao reencontro inesquecível no Quénia. Esta nova edição, completamente revista e actualizada e contendo ainda diversas fotografias enternecedoras, tornou-se um bestseller do New York Times.

Opinião:
Um Leão que nasceu em cativeiro, aparentemente condenado a existir como distracção para os humanos, viu a sua sorte mudar quando 2 jovens australianos o viram pela primeira vez. Este é o relato da história de Christian, onde ele é o centro das atenções. Anthony Bourke e John Rendall descrevem de uma forma sucinta e pouco romanceada a aventura que foi criar um leão no coração de Londres e, mais tarde, introduzi-lo no seu habitat natural. É uma história tocante por sabermos ser verídica (aliás, o vídeo no Youtube não deixa dúvidas) mas, para mim, foi sobretudo um alerta. Achei a sua leitura agradável, apesar da tradução não ser perfeita, ri e entristeci-me com as peripécias deste leão adorável e babei a olhar para as fotos fantásticas que enriquecem o relato. Terminei o livro com muita vontade de contribuir para uma coexistência mais sustentável entre o Homem e as restantes espécies.

A todos aqueles que ficaram enternecidos com o dito vídeo, recomendo a leitura. Apesar de ser uma leitura rápida é muito enriquecedora. E com o natal aí à porta será, sem dúvida, um presente a considerar para um qualquer amante da natureza.

5 comentários:

  1. Concordo plenamente! Também já li (crítica em http://favouritereadings.blogspot.com/2009/10/um-leao-chamado-christian.html) e gostei imenso. Além disso, boa ideia, dá uma prenda de Natal fantástica!

    bjs*

    ResponderEliminar
  2. Mais uma opinião que me deliciou ler e relembrar a história do Christian. Sem dúvida que dará um belo presente de natal! :)*

    ResponderEliminar
  3. Olá JM e Flicka:

    Um leãozinho assim, não deixa ninguém indiferente :D. E com o Natal à porta e tanta prendinha para comprar, qualquer dica é bem-vinda ;)!

    Beijinhos e Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  4. É verdade Helena, o Christian é, sem dúvida, um fenómeno ;).

    Boas Leituras!

    ResponderEliminar