sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Terror

Título: O Terror
Autor: Arthur Machen
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Arthur Machen foi um dos grandes e incontornáveis escritores do início de século xx. A sua obra é imprescindível à compreensão de autores como H.P. Lovecraft, Stephen King, Bram Stoker, Sir. Conan Doyle, Oscar Wilde, ou mesmo Alfred Hitchcock. Foi apontado por Luís Borges como a grande influência do realismo mágico.
O Terror é um dos três contos reunidos nesta obra. Neste conto, ambientado numa região isolada a Oeste de Gales, relatam-se acontecimentos bizarros e inexplicáveis, onde a natureza parece ganhar vontade própria e revoltar-se contra a humanidade. O poder contagioso de forças obscuras cria um clima de tensão e leva à violência. Numa época em que todas as atenções estavam viradas para a Primeira Guerra Mundial, este conto é susceptível de diversas interpretações ou analogismos que o autor terá escondido na sua trama enigmática. Trata-se de uma obra literária muito estudada, e que merece um lugar de destaque em qualquer biblioteca.
Arthur Machen consegue uma perfeita simbiose entre fantasia, realidade e lenda.

Opinião:
Se não conhecem o autor, preparem-se para algo de diferente! Não sou grande conhecedor dos clássicos da literatura do Fantástico, mas dentro do que conheço, penso que existem vários pontos em comum entre Arthur Machen e alguns ensaios de Jorge Luís Borges.
São contos escritos por uma imaginação invulgar, em que só conseguimos apreciar a verdadeira genialidade quando, finalmente, todas as peças se encaixam. Em todos se notam as influências no autor da época em que foram escritos (seja a 1ª Grande Guerra ou as suas pesquisas religiosas), o seu interesse pelas lendas locais, pela história das religiões e pelo sobrenatural. Falando um pouco mais do conto que dá título ao livro, "O Terror" que assola a Inglaterra durante a Guerra associa mortes de causas diversas, mas, provavelmente, interligadas. A resolução é inesperada e brilhante, quanto a mim.
Penso que não serão de leitura fácil e todos os contos merecem uma ou mais releituras, como quem aprecia a influência de cada traço do pincel num quadro terminado. Fica também a vontade de conhecer um pouco mais do folclore galês e da realidade do fim do séc. XIX e início do séc. XX e de explorar a restante obra do autor traduzida para português (para além de "O Grande Deus Pã" também da Saída de Emergência, não sei se haverá mais alguma coisa...).

Indispensável para os amantes do género e para quem procure uma nova experiência de leitura!

7 comentários:

  1. Oi!
    Eu espero lê-lo em breve. Veremos quanto tempo demora a me chegar às mãos.

    Bjoka*

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Certamente que vais achar interessante! Quando te passar pelas mãos diz por cá o que achaste:)
    bjinho

    ResponderEliminar
  3. ui, só aumentaram mais a minha curiosidade!
    Quero tanto ler este livro!

    ResponderEliminar
  4. Olá Tatiana:

    Bem, Podes sempre tentar o nosso passatempo. Se não tiveres sorte, vai dando a dica a pais e amigos... Afinal, o Natal está a chegar :D.

    Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Acabei finalmente de ler este livrinho.
    Custou-me um pouco entrar na dinâmica do autor. Mas é como dizes só lhe damos o devido valor quando todas as peças se encaixam.

    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  6. Exactamente, Jojo!
    Não é fácil de ler, mas é recompensador!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar