quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Senhor da Guerra dos Céus

Título: O Senhor da Guerra dos Céus
Autor: Michael Moorcock
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Esta é a vida fabulosa e inacreditável do capitão Oswald Bastable. Militar inglês do início do século XX, Bastable vê-se atirado para um futuro em que os dirigíveis das Grandes Potências dominam um mundo pacificado pelo Império Britânico e governado pelo rei Eduardo VIII.
No entanto, nem todos os cidadãos do Império apoiam a nova ordem mundial de paz e prosperidade. Ameaçado por uma conspiração internacional anarquista, o capitão Bastable será forçado a questionar os seus ideais para poder defender a Pax Brittanica.
Mas viajar para um futuro estranho e desconhecido não é a sua única surpresa. Bastable descobre, para seu horror, que se tornou um nómada das correntes do tempo, eternamente condenado a viajar pelos caminhos sem nome do caótico multiverso. Guiado pela crononauta Una Persson, o capitão Bastable terá que confrontar uma miríade de futuros alternativos antes de aceitar, por fim, o seu destino.

Opinião:
Sintam-se privilegiados pois terão acesso à visão pormenorizada e satírica de Michael Moorcock de uma década de 70 ainda dominada pelo imperialismo das grandes potências, devido à inexistência da Primeira Guerra Mundial! Pormenorizada e satírica serão mesmo as palavras-chave desta narrativa. A imaginação do autor criou um mundo alternativo, cujos ares foram dominados por dirigíveis, e que ele consegue descrever de forma bastante detalhada, tanto na vertente científica como social. O sarcasmo de Moorcock atinge diversas personalidades do seu tempo, com especial destaque para Ronald Reagan!
O final da aventura de Bastable no seu futuro alternativo roça a genialidade e deixa muitas questões políticas, sociais ou apenas da natureza humana. No fundo o que eu fico a pensar é: porque diabo passamos a nossa História a matarmo-nos uns aos outros? Será inevitável? Se as gotas de água que fizeram transbordar os copos pela altura das duas Grandes Guerras não tivessem existido, outras gotas cairiam noutros copos?
Pessoalmente, gostei muito do livro e da escrita do autor. Excelente na capacidade de descrição e um belo "embrulhar" da história! As aventuras de Bastable prolongam-se por mais dois volumes, que espero ver editados pela Saída de Emergência!

Mais um clássico do género fantasia / ficção científica que irá agradar os apreciadores e surpreender os não conhecedores!

Sem comentários:

Enviar um comentário