terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Barão Trepador

Título: O Barão Trepador
Autor: Italo Calvino
Editora: Colecção Novis - Visão

Sinopse:
Cosimo, um jovem nobre italiano do século XVIII, revolta-se contra a autoridade paterna, trepando para cima das árvores, e aí vai permanecer durante o resto da sua vida. Adapta-se eficazmente a uma existência arbórea - caça, semeia e colhe, joga vários jogos com amigos com os pés na terra, combate incêndios florestais, resolve problemas de engenharia e até consegue manter casos amorosos. Do seu poleiro nas árvores, Cosimo vê passar os tempos de Voltaire e assiste à chegada do novo século.

Opinião:
Uma das grandes vantagens destas colecções é a oportunidade de lermos obras famosos que, provavelmente, nunca compraríamos. Comecei a ler esta colecção a partir no nº 1 (Os Maias) e em cada livro descubro que estes autores merecem a fama que têm.
O Barão Trepador surpreendeu-me pela originalidade da ideia! Não parece fácil imaginar um jovem que viva por entre as copas das árvores, mas Calvino torna o enredo bastante plausível e aceitamos os factos descritos com muita naturalidade. Apesar do espaço ser restrito, a vida de Cosimo prima pela agitação e actividades constantes, havendo lugar ainda para o romance.
É uma narrativa fluida, passível de ser preenchida com a nossa própria imaginação, o que tornará o livro uma experiência muito pessoal. Penso que a interpretação da metáfora em forma de livro e da sua mensagem ficará ao critério de cada um.

Após terminar a leitura fiquei com vontade de ler toda a obra de Italo Calvino, o que será, porventura, o melhor elogio que posso fazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário