Título: Alex 9 - A Guardiã da Espada
Autor: Martin S. Braun
Editora: Colecção TEEN - Saída de Emergência
Sinopse:
A caminho da frente de batalha contra os invasores, o Príncipe Dael de Brodom descansava com a sua guarda junto às margens de um lago quando um estranho fenómeno aconteceu: uma estrela despenha se no lago, e das águas emerge uma mulher quase nua que cai inconsciente nos seus braços. Será este o sinal de que uma antiga profecia se está a realizar? Sem saber porquê, a Tenente Coronel Alex 9, da 3ª Unidade de Comandos de Elite, é projectada para um planeta muito parecido com a Terra, onde uma guerra entre impérios medievais se está a travar. Aparentemente, a chegada de Alex à Segunda Terra despoletou uma miríade de consequências políticas que estão ainda longe de fazer sentido. Ao longo deste volume, repleto de batalhas com espadas e armas magnéticas, as linhas de trama começam a cruzar se e descobrimos um conflito que se prepara há séculos. Mas onde levará?
Opinião:
Apesar de já não ler nada dentro deste género há bastante tempo, confesso que li A Guardiã da Espada num breve dia de férias. Não por o livro ser curto, mas pela excelente capacidade do autor em criar suspense. Desenrolam-se simultaneamente três ou quatro pequenas narrativas e os saltos entre elas são realizados nas fases mais intensas. Isto leva ao conhecido síndrome "Só mais um capítulo...".
O enredo é muito engenhoso, diferente de tudo o que tenho lido dentro do género, misturando harmoniosamente vários temas recorrentes (viagens no tempo e no espaço, artes marciais, batalhas épicas...). E se, à partida, parece complicado entrarmos nos dois mundos retratados, não tarda em ficarmos familiarizados com os diversos nomes de pessoas, lugares, armas... As descrições das lutas corpo-a-corpo e das grandes batalhas (ilustradas por mapas elucidativos) são um dos pontos fortes da narrativa, sendo que as imagens se montam na nossa imaginação como se assistíssemos a cinema em câmara lenta.
O principal problema é que não sei quanto falta para sair o próximo volume...
O principal problema é que não sei quanto falta para sair o próximo volume...
Em resumo, este título encaixa bem na faixa etária alvo (jovens adultos), mas não desapontará aqueles que, de entre os mais velhos, forem mais... "fantásticos"!
Sem comentários:
Enviar um comentário