terça-feira, 20 de outubro de 2015

Peregrino

Título: Peregrino
Autor: Terry Hayes
Editora: Topseller

Sinopse:
Uma corrida vertiginosa contra o tempo e um inimigo implacável.

Uma jovem mulher brutalmente assassinada num hotel barato de Manhattan.
Um pai decapitado em praça pública sob o sol escaldante da Arábia Saudita.
Os olhos de um homem roubados do seu corpo ainda vivo.
Restos humanos ardendo em fogo lento na montanha de uma cordilheira no Afeganistão.
Uma conspiração para levar a cabo um crime terrível contra a Humanidade.
E um único homem para descobrir o ponto preciso onde estas histórias se cruzam: Peregrino.

Opinião:
Graças à generosidade da editora, tivemos a oportunidade de ler "Peregrino" antes do lançamento e cá estamos para vos deixar as nossas impressões. Se não quiserem ler a opinião até ao fim, deixo-vos já o conselho de irem reservar o vosso exemplar.
A expectativa era imensa quando comecei a leitura. Há um enorme rebuliço à volta deste livro e li muitos comentários extremamente favoráveis. Por outro lado, também sentia medo de sair desapontado. Tantos títulos deste género, porque é que este deveria ser tão melhor do que os outros? Já lá vamos...
É um livro que intimada pelo tamanho, mas à medida que entramos na(s) história(s) as páginas vão voando e algumas noites de sono são sacrificadas.
A história tem imensas ramificações, como se pode ler pela sinopse, mas o autor faz um estupendo trabalho em introduzir-nos a pouco e pouco, em criar interesse e fazer crescer a emoção e a velocidade dos acontecimentos. Tudo começa com um homicídio intrigante em Nova Iorque, cometido com tanta perícia que parece impossível conhecer-se a identidade da vítima ou do assassino, e muito menos os motivos por trás de um acto tão violento. Daí, somos enviados para o passado do protagonista. Entraremos no obscuro mundo das organizações secretas americanas e das infinitas vezes negadas missões em solo estrangeiro.
Peregrino é o melhor agente da sua geração, como ficamos a saber por diversas vezes, até decidir desaparecer. E se o melhor agente decide desaparecer não será fácil encontrá-lo, mas um simples polícia encontra o caminho até ele, perseguindo obsessivamente as raras migalhas do seu rastro.
Entretanto, vamos conhecendo o verdadeiro rival, a verdadeira ameaça. Um terrorista, terrivelmente inteligente, que ameaça os Estados Unidos com uma invasão de varíola. 
É esta caça que ocupa o maior número de páginas e que culminará num crescente de emoção, dor, sofrimento, envoltos na argúcia de ambos os oponentes.
Todo o livro é muito inteligente. Há bastantes momentos de acção, mas o principal são mesmo as brilhantes deduções do protagonista, a sua capacidade de se desenrascar no desconhecido, os seus variados conhecimentos e a coragem em enfrentar o desconhecido. Apesar de tudo isto, o autor conseguiu mantê-lo com a imagem de um ser humano e não de mais um invencível "super-herói". Tem os seus medos, os seus fantasmas e admite quando erra.

Parece haver uma corrente para tentar criar todo um franchising à volta deste livro. Vem aí o filme e novos livros. Fala-se em que possa ser o novo James Bond, mas eu espero que não, porque acho esta personagem infinitamente superior! Espero que ocupe um lugar próprio, livre de comparações.

Sem comentários:

Enviar um comentário