quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O Pavilhão das Peónias

Título: O Pavilhão das Peónias
Autora: Lisa See
Editora: Bizâncio

Sinopse:
Para a jovem Peónia, prometida a um noivo que nunca conheceu, os textos de O Pavilhão das Peónias reflectem os seus sentimentos. Como a heroína desse drama épico, Peónia é uma jovem enclausurada, filha de uma família abastada e, ainda que educada na obediência, tem os seus sonhos e anseios muito próprios. Assistindo no jardim de sua casa à representação da ópera, por entre o cheiro do gengibre e do jasmim, Peónia depara-se com um belo jovem de cabelo negro e deixa-se arrastar pela paixão. Começa assim a sua inesquecível jornada de amor e assim se traça o seu destino e o seu desgosto.
Enraizado nas tradições e na história da China do século XVII, quando os Manchu haviam acabado de tomar o poder esmagando a dinastia Ming, este poderoso romance de Lisa See transporta-nos para outra época e para paragens exóticas. Uma obra notável na qual a autora aborda de forma fascinante as diversas manifestações do amor, a amizade, o poder da palavra e o desejo ancestral das mulheres de se fazerem ouvir.

Opinião:
    Tivemos oportunidade de visitar a China pela primeira vez nas nossas férias. Atendendo ao destino, nada melhor do que leitura condicente! Assim, de entre alguns títulos adequados, escolhi "O Pavilhão das Peónias" para me acompanhar. Não fazia ideia do tesouro que levava comigo!
   O meu conhecimento sobre a cultura chinesa passava pelos restaurantes que nos povoam as ruas e por imagens dispersas de filmes, documentários e eventos. o "Pavilhão das Peónias" levou-me numa viagem fabulosa ao coração da China. Não ao coração da China geográfica, mas ao coração do seu povo. Entrando com Peónia numa sociedade tradicional e tão diferente da nossa, conheci com a jovem adolescente as regras e crenças que os regiam. Não se tratando de uma cultura que me seja familiar, todos os pormenores me deixaram maravilhada. A própria história evolui de forma muito particular, tornando cada página numa surpresa contínua.
   Ler este livro foi uma experiência muito completa como leitora. A descoberta a cada página, a maravilha do novo e a vontade de não largar o livro. Já há algum tempo que não tinha tanto prazer com uma leitura.

   Absolutamente recomendado. Uma autora a manter por perto e, definitivamente, um país a visitar novamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário