Quais são os segredos dos casais felizes? Cláudia Morais, psicóloga e terapeuta familiar com vários anos de experiência clínica, garante-nos que não existem relações perfeitas. Existem relações felizes e duradouras, feitas de escolhas específicas. Há comportamentos concretos que caracterizam estas relações.
Uma das características dos casais felizes é a busca constante de algo positivo no comportamento do outro, aquilo a que a autora chama de «caça ao tesouro». Pelo contrário, os casais infelizes estão sempre à procura de erros, falhas e comportamentos que possam ser criticados.
Outra característica: os casais felizes discutem! Mas discutem de forma diferente dos casais em crise. Não se limitam a lançar um número interminável de acusações. Procuram explicar o que sentem, perceber como é que o outro se está a sentir, e respondem com afeto. E, claro, os casais felizes riem muito em conjunto!
Os casais felizes vão fazendo escolhas que não só lhes permitem ter a certeza de que querem continuar juntos como os fazem sonhar, a dois, com o que está para vir.
Num tom bem-humorado e claro, a autora dá-nos a conhecer 25 destes hábitos que podem melhorar a sua relação e, partilha ainda, um conjunto de conselhos, estratégias de ação e exercícios práticos para construir e solidificar um amor cada vez mais profundo, capaz de durar uma vida inteira.Allyson Healey foi sempre uma jovem sensata e organizada. Mas, no último dia do curso que foi fazer à Europa, conhece Willem, um ator, de espírito livre, que a convida a ir com ele a Paris. Allyson não consegue resistir à atração que sente por Willem e decide acompanhá-lo, adiando assim todos os seus planos. Uma decisão inesperada que a leva a vinte e quatro horas de emoções únicas que irão mudar a sua vida.
Apenas Um Dia fala-nos de amor, mágoa, viagens, identidade e dos imprevistos do destino, mostrando que, por vezes, para nos encontrarmos a nós próprios, temos de nos perder primeiro... e que a pessoa que procuramos talvez esteja mais perto do que imaginamos.
Com a queda do muro de Berlim, o modelo económico capitalista sairia triunfante. O capitalismo molda as economias de mercado das nações mais ricas e de maior desenvolvimento. No entanto, problemas cruciais como a escassez de emprego, a riqueza concentrada em minorias, a exploração excessiva dos recursos naturais têm provocado uma quebra no crescimento económico nos EUA, na Europa e no Japão.
Neste livro, Philip Kotler apresenta-nos uma visão abrangente e profunda das vulnerabilidades do capitalismo e faz uma análise rigorosa do que tem corrido mal. Sintetiza uma vasta quantidade de dados e apresenta sugestões para a resolução dos problemas deste sistema económico. Veícula uma mensagem animadora: «Podemos inverter esta situação».
Califórnia, 1993: Neil Collins e Adam Tayler, dois jovens britânicos prestes a atingir a idade adulta, conhecem-se num hostel em San Diego. Iniciam uma amizade que, embora platónica, parece tão inebriante como um romance; viajam juntos ao longo da costa, inofensivamente competitivos, inocentemente cúmplices, absorvidos um no outro. Durante um acampamento em Yosemite, desafiam-se a fazer coisas de que, anos mais tarde, se arrependerão desesperadamente.
A história de uma amizade assente em culpa partilhada e traição secreta, O Casal Fiel segue Neil e Adam ao longo de duas décadas, acompanhando namoradas e mulheres, sucesso e fracasso, nascimentos e mortes, enquanto poder e remorso alternam entre ambos.
Yotam Ottolenghi mudou a forma como as pessoas cozinham e comem. O destaque dado em Celebrar com Vegetais aos pratos de vegetais, com ênfase no sabor, nas especiarias e na frescura dos ingredientes, causou uma revolução em todo o mundo!
O livro tem mais de 150 surpreendentes pratos à base de legumes, organizados por método de confeção. Grelhados, no forno, em lume brando, escaldados, guisados ou crus, a gama de ideias para receitas é impressionante. Inclui receitas como Salada de manga-afonso com grão-de-bico e caril, Quiche de marmelada e Stilton, Pataniscas de quiabos com molho de tomate e pão, Lentilhas, almeirão-roxo e nozes com mel de manuka, Salada de algas, gengibre e cenoura, e sobremesas como Ruibarbo assado com labneh doce e Marmelo cozido em sumo de romã.
Este é o livro de culinária por que todos esperavam! Os legumes deixaram de ter um papel secundário para passarem a integrar o prato principal, acompanhados de leguminosas coloridas e cheias de sabor. É uma revolução imparável, inspiradora e com cada vez mais adeptos.
Tempos de inquietude social em que gente de todas as idades vê a democracia ameaçada, enquanto palavras como «injustiça» ou «impunidade» são ouvidas todos os dias. Gente que sai à rua para se manifestar, que participa em plataformas, uma cidadania indignada e exigente, que nega o triunfo da resignação. Uma energia transbordante que não é capaz de sair da fragmentação e de se converter em vontade política de transformação.
Diante da nossa encruzilhada, este Curso Urgente de Política para Gente Decente nasce como um instrumento de ação e emoção de uma sociedade que quer reinventar-se como rede de apoio. Um instrumento de ação que marque o rumo do que é comum; de emoção, porque só a emoção pode romper a clausura do pensamento.
Atento ao sistema global de que dependemos, a partir da análise dos erros do passado e questionando uma realidade incómoda, Juan Carlos Monedero despe os termos do debate social e propõe um diálogo aberto para repensar o modelo de sociedade. Não há uma saída individual e não há outra senão a coletiva. E a autoajuda coletiva chama-se política e pertence-nos. Há que ver, entre todos os horizontes concretos, para iluminar os caminhos de uma vida decente. Um romance ousado em torno de um acontecimento que abalou o mundo, Estação Onze conta-nos a cativante história de um grupo de pessoas que arriscam tudo em nome da arte e da sociedade humana.
Kirsten Raymonde nunca conseguiu esquecer a noite em que Arthur Leander, um ator famoso, morre no palco quando representava O Rei Lear. Foi nessa fatídica noite que teve início uma pandemia de gripe que veio a destruir, quase por completo, a humanidade. 20 anos depois, Kirsten é uma atriz de uma pequena trupe que se desloca por entre as comunidades dispersas de sobreviventes a representar peças de Shakespeare e a tocar música. No entanto, tudo irá mudar quando a trupe chega a St. Deborah by the Water.
Abrangendo várias décadas e retratando de forma fulgurante a vida antes e depois da pandemia de gripe, este romance repleto de suspense e emoção confronta-nos com os estranhos acasos do destino que ligam os seus personagens. Estação Onze fala-nos das relações que nos sustentam, da natureza efémera da fama e da beleza do mundo tal como o conhecemos.
Os atentados de 11 de setembro trouxeram para o nosso quotidiano assuntos como o terrorismo, jihadismo, a Al-Qaeda ou o «Estado Islâmico». Nem sempre foram interpretados da melhor forma.
Por um lado, foram assumidos como manifestações de violência armada de religiosidade. Por outro, encaram-se como algo inovador e paradigmático. Mais ainda. A violência jihadista passou também a ser lida como o fruto de uma organização disfuncional e operacionalmente controversa. Ou seja, uma violência não-instrumental, irracional, empurrada pelo fanatismo religioso e ofuscada pelo culto do martírio.
Jihadismo Global põe em causa as premissas que levaram a estas conclusões.
A violência armada em nome do Jihadismo não é necessariamente uma manifestação violenta do Islão. Aliás, no que se reivindica há propósitos políticos e fórmulas seculares bem delineados. Para o cumprimento dos objetivos está uma aplicação eficiente e instrumental da violência armada. Tudo isto é fruto de uma estratégia racional e de longo prazo.
No fundo, trata-se de um livro sobre o pensamento estratégico do jihadismo global. E o objetivo foi ler o movimento para além das suas óbvias manifestações. Jogo Sujo é o livro que deu origem ao filme Black Mass e que fala da aliança infame entre o FBI e Whitey Bulger, um dos gangsters mais temidos da história dos EUA.
John Connoly e James «Whitey» Bulger cresceram juntos nas ruas de South Boston. Décadas mais tarde, em meados dos anos 1970, voltaram a encontrar-se. Então, Connolly era uma figura importante na delegação do FBI de Boston e Whitey tornara-se padrinho da Máfia irlandesa.
O que aconteceu depois - um negócio sujo para derrubar a máfia italiana em troca de proteção para Bulger - depressa escapou ao controlo do FBI, dando origem a homicídios, tráfico de droga, acusações e extorsão e, por fim, ao maior escândalo envolvendo informadores em toda a história do FBI.
Graças à escrita poderosa e convincente dos dois repórteres, que acompanharam o caso desde o início, Jogo Sujo é simultaneamente uma história de crime fascinante, e um alerta para os abusos de poder e um olhar penetrante sobre Boston. Liderar com Humildade nasceu da profunda admiração de Jeffrey A. Krames pelo estilo de liderança do Papa Francisco. Baseia-se na humildade e nos princípios simples mas extremamente poderosos e transformadores que dele advêm.
Com o objetivo de transpor estes princípios fundamentais para o âmbito empresarial, o autor apresenta-nos 12 lições que nos falam da humildade, da aproximação às pessoas, da reinvenção das instituições, da coragem de sair da zona de conforto, entre outras temáticas que, se aplicadas com autenticidade às empresas, produzirão resultados impressionantes. São ideias-chave que ajudam qualquer pessoa a tornar-se um líder mais autêntico e produtivo, um líder que espontaneamente conquista e estimula os seus colaboradores, companheiros de equipa e clientes. Lila, de quatro ou cinco anos, vive negligenciada numa casa de imigrantes algures no Midwest, na década de 1920. Ninguém parece preocupar-se minimamente com ela. Passa o tempo aninhada debaixo de uma mesa e quando não consegue conter o choro, mandam-na para fora de casa.
Uma vez, ao anoitecer, Doll, uma jovem vagabunda de rosto desfigurado, decide levá-la consigo para longe. Ambas sobrevivem juntando-se a um grupo de nómadas em busca de trabalho pelos campos fora enquanto o país enfrenta a Grande Depressão. Os anos passam até que Doll desaparece misteriosamente, e Lila continua a fazer aquilo que parece ser o seu destino, deambular para sobreviver.
Um dia para se abrigar de uma tempestade, entra na igreja de uma pequena localidade na altura em que o reverendo John Ames proferia o seu sermão. A partir deste momento, assistimos a mudanças profundas que marcarão para sempre a vida destes dois personagens.«Com cinco anos de idade, na Índia, perdi-me e fiquei completamente sozinho. 25 anos mais tarde, na Austrália, finalmente arranjei maneira de encontrar a estrada de regresso a casa.» Quando Saroo Brierley se serviu do Google Earth para descobrir a aldeia onde nasceu do outro lado do globo e da qual tem muito poucas memórias, rapidamente se tornou notícia nos meios de comunicação social de todo o mundo.
Saroo, de cinco anos, está numa estação de caminho de ferro, sozinho. Perdeu-se de Guddu, o irmão mais velho, que o acompanhava. Sem saber como regressar a casa, enfia-se num comboio acreditando que Guddu há de encontrá-lo. No dia seguinte, porém, vê-se nas perigosas ruas de Calcutá, por onde deambula durante semanas para sobreviver, só e sem qualquer documento, perante a indiferença da multidão. Acaba por ser acolhido num orfanato e, mais tarde, adotado por um casal australiano.
Embora feliz na Austrália, com a sua nova família, que em vão tenta esforçadamente conhecer as suas origens, Saroo nunca deixa de pensar na mãe e nos irmãos que ficaram a quase meio mundo de distância. Anos depois, passa horas a perscrutar imagens do Google Earth na esperança de localizar e identificar referências da sua aldeia que lhe permitam reencontrar a mãe biológica. Eles sabem quem ele é... Andam à sua procura... Um, Nove, Um, Seis é a resposta para um mundo novo. Sem limites, sem fronteiras, onde... Tudo é possível!
Num futuro distante, comprovada matematicamente a existência de Deus, os homens são obrigados a trocar os seus nomes por números. Ergue-se uma ditadura global, em que todos são controlados e descaracterizados. Uma sociedade de uma única religião, em que os algarismos definem tudo - pessoas, países, ruas, animais -, em detrimento da essência de cada um.
Um Nove Um Seis é um rapaz sozinho, que trabalha num call center, obcecado com o telemóvel - mais um cidadão entre os milhões que levam uma vida programada, sob a vigilância do Estado. Até que, certa noite, um imprevisto encontro com um gato de rua lhe provoca um ataque psicótico, que leva as autoridades a fechá-lo num hospício.
Internado, Um Nove Seis Um partilha o quarto com um velho que lhe fala da resistência ao regime: um grupo de pessoas que se sublevam escrevendo pesia, recolhendo animais vadios e atribuindo-se nomes em vez de números. Com o velho e o gato como cúmplices, Um Nove Seis decide tentar descobrir quem é - além de um número num sistema de dados.
Atravessar o Labirinto devia ter sido o fim. Acabar-se-iam os enigmas, as variáveis e a fuga desesperada. Thomas tinha a certeza de que, se conseguissem fugir, ele e os Clareirenses teriam as suas vidas de volta. Mas ninguém sabia realmente a que tipo de vida iriam regressar... Lá fora, ao invés da liberdade, confrontam-se com mais uma prova.
Agora têm de atravessar a Terra Queimada, uma região desértica e ameaçadora, onde os Crankos, pessoas cobertas de feridas e infetadas por uma misteriosa doença chamada Fulgor, vagueiam pelas cidades devastadas à procura da próxima vítima. À medida que Thomas vai recuperando algumas memórias confusas do passado, não pode deixar de se perguntar: Numa manhã soalheira durante o mês de maio de 1939, um grupo de cerca de 800 mulheres foi conduzido em marcha forçada pelos bosques até um local a 90 quilómetros a norte de Berlim. Entre elas, podiam encontrar-se donas de casa, médicas, cantoras de ópera, prisioneiras políticas e prostitutas,
O seu destino era Ravensbrück, um campo de concentração concebido só para mulheres por Heinrich Himmler, o líder da SS e principal arquiteto do genocídio nazi. Por lá passaram até ao final da Segunda Guerra Mundial mais de 130 mil mulheres. Eram provenientes de mais de 20 países europeu e foram sujeitas a formas brutais de tortura e extermínio.
Durante décadas, a história de Ravensbrück permaneceu oculta atrás da Cortina de Ferro, e ainda hoje continua a ser pouco conhecida. Sarah Helm, num meticuloso trabalho de pesquisa e recolha de informação, até então perdida ou de difícil acesso, abre-nos finalmente as portas deste lugar sombrio. Mostra-nos testemunhos descobertos após a Guerra Fria e entrevistas com sobreviventes que nunca antes tinham partilhado a sua experiência. Todos nós temos por hábito comer sopa às refeições, nomeadamente quando o tempo arrefece. Infelizmente, muitas das sopas que comemos, dentro e fora de casa, são feitas com ingredientes que engordam e prejudicam a nossa saúde, nomeadamente hidratos de carbono de absorção rápida como a batata branca.
Para a sua dieta detox ficar completa e equilibrada, Lilian Barros traz-lhe ainda receitas de nutritivas saladas, que pode levar para o trabalho dentro de frascos sem que percam a frescura, acompanhadas de deliciosos molhos vinagretes e pestos detox. Encontra ainda combinações de chás e infusões que permitem hidratar e desintoxicar o seu corpo.
Com mais de 100 receitas ricas em antioxidantes e baixo valor calórico, este livro vai permitir-lhe, não só perder peso, mas também aumentar a sua energia. Vai ensiná-lo também a fortalecer o seu sistema imunitário, reduzir o colesterol, acabar com a sensação de inchaço, regular o trânsito intestinal e melhorar o aspeto da sua pele e do seu cabelo.
Quando Blanca era pequena, para a ajudar a ultrapassar a morte do pai, a sua mãe contou-lhe uma lenda chinesa. Uma lenda sobre um poderoso imperador que convocou os sábios e lhes pediu uma frase que se aplicasse a todas as situações possíveis.
Depois de meses de deliberações, os sábios apresentaram uma proposta ao imperador: «Também isto passará.» E a mãe acrescentou: «A dor e a mágoa passarão, como passam a alegria e a felicidade.» Agora morreu a mãe de Blanca, e este romance, que começa e termina num cemitério, fala da dor da perda, do peso dilacerante da ausência.
Milena Busquets transforma experiências pessoais em literatura e, partindo do íntimo, consegue criar um romance que rompe fronteiras. Através da história de Blanca e da doença e morte da sua mãe, das relações com os amantes e as amigas, combinando prodigiosamente profundidade e leveza, a autora de Também Isto Passará, fala-nos de temas universais.
Depois de cumprir um ano de trabalhos forçados nas minas de sal de Endovier, a contas com os seus crimes, a assassina Celaena Sardothien é levada até à presença do prícipe herdeiro. Ele oferece-lhe a possibilidade de conquistar a sua liberdade, com uma condição: Celaena tem de aceitar representá-lo, como seu campeão, numa competição cujo vencedor terá o estatuto de novo assassino da Coroa.
Os oponentes que terá de defrontar são ladrões, assassinos e guerreiros vindos de todos os cantos do império. Cada um deles é patrocinado por um membro do Conselho do Rei. Celaena exulta com os desafios e com as sessões de treino ao lado do capitão da Guarda, Chaol Westfall. No entanto, a vida da Corte não a poderia entediar mais. Mas tudo fica mais interesante e ganha nova emoção quando o príncipe começa a demonstrar um inesperado interesse por ela... mas é o austero capitão Westfall quem melhor a consegue compreender.
Durante a competição, um dos concorrentes é encontrado morto... e logo outros se lhe seguem. Ao embrenhar-se numa investigação solitária, Celaena alcança descobertas surpreendentes. Conseguirá ela descobrir quem é o assassino antes de se tornar na próxima vítima?
Para mais informações, consulte o site da Editorial Presença aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário