domingo, 13 de setembro de 2015

Época de Migração para Norte

Título: Época de Migração para Norte
Autor: Al-Tayyeb Salih
Editora: Cavalo de Ferro

Sinopse:
Contado com um humor e sensibilidade únicos nas letras africanas contemporâneas, o romance constrói-se em torno de duas histórias paralelas e relata o trajeto, até simbólico, de um homem que parte de uma pequena aldeia sudanesa para obter uma educação no Reino Unido e o seu misterioso regresso após um processo de homicídio e violação. No período pós-colonial dois homens sudaneses, o narrador anónimo e Mustafa, depois de encetarem um percurso individual idêntico que consiste na emigração para a Inglaterra e no regresso às origens - o Sudão - interagem e redescobrem-se. A experiência no estrangeiro de Mustafa Sa’eed foi totalmente distinta da do narrador mas é com este que Mustafa partilha as suas histórias, que o narrador nos transmite incorporando as suas próprias emoções.
Nas narrativas de Mustafa manifesta-se o paradoxo do homem negro exoticizado. Mustafa valeu-se da sua inteligência e da sua capacidade de estudo para obter uma bolsa de estudo em Inglaterra. Uma vez ali, dá-se conta do quanto pode explorar o estereótipo que se lhe aplica: exótico, hiper-sexual, proveniente de um continente obscuro que promete sensações inusitadas. Seduz as mulheres inglesas, divertindo-se à base desse estereótipo. Para elas a conquista pressupõe o conhecimento do prazer proibido, para ele a sedução supõe subjugar até à destruição e desumanizar a mulher branca. Até que os papéis se invertem e uma mulher o desumaniza.
Só quando Mustafa regressa ao seu país é que se dá conta do quanto desperdiçou, do mal que fez aos outros e também a si próprio. O seu relato envenena o narrador que, como o próprio Mustafa, se submerge no Nilo para desaparecer. Mas, no último momento decide viver e contar-nos a história.
São estes dois fios narrativos que oferecem uma valiosa oportunidade de conhecimento e reflexão. O enigma de Mustafa atrai, intriga e, como ao narrador, por vezes desespera mas nunca cansa. 

Opinião:
   Tal como acontece com a China e com a maior parte do oriente, também o continente africano e o seu povo povoam o meu imaginário caracterizados pelo que filmes, séries e reportagens televisivas criaram. Sobre a sua cultura e realidade sei pouco ou mesmo nada, pois não são essas as melhores formas de as conhecer. Mesmo no que a leituras diz respeito, sei que poucos livros conseguem transportar-nos ao centro de um povo, fazendo-nos entrever que motivações o movem, e por que regras ou tradições se regem.
   "Época de Migração para Norte" é uma dessas raras obras que nos mostram fielmente um pouco da cultura sudanesa assim como algumas tradições e crenças que impregnam uma sociedade muçulmana. Apenas graças à realidade britânica que educou dois dos principais intervenientes é possível seguir-los e aos seus pensamentos, é possível de alguma forma relacionar-nos com eles. Todo o livro é criado em torno do relato de Mustafa, um homem intenso e perdido, sem um objetivo que emocione a sua mente brilhante. Assim, este homem torna-se um mestre na manipulação humana, sentindo-se desafiado por jogos do género. Não teve o melhor resultado, e acaba por voltar ao seu povo e às suas raízes sem conseguir obter a catarse que lhe poderia dar paz. Cruza-se com o narrador desta história, e com várias outras personagens que caraterizam o seu povo e através das quais descobri certezas, motivações e regras que não conhecia, e que me são difíceis de perceber. 
   Um livro riquíssimo, belamente escrito, explorando sociedade e natureza humana de uma forma a que não estou habituada. Adorei a sua leitura.


   Tido como obra a preservar pela humanidade, esta é uma obra a não perder. Será o tipo de livro que enriquece uma alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário