terça-feira, 15 de setembro de 2015

As Cinquenta Sombras de Grey

Título: As Cinquenta Sombras de Grey
Autora: E. L. James
Editora: Lua de Papel

Sinopse:
As Cinquenta Sombras de Grey é um romance obsessivo, viciante e que fica na nossa memória para sempre.

Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor? As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E. L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado.

Opinião:
   Tal como aconteceu com "Sangue fresco", também "As Cinquenta Sombras de Grey" foram por mim rotuladas como banais e sobrevalorizadas quando se mantiveram tanto tempo nos tops de vendas e se tornaram num dos livros mais vistos nas mãos da incógnita transeunte. Entre opiniões nada lisonjeadoras e puro preconceito arrumei toda a obre numa lista que guardo com vergonha (os livros que nunca lerei). Diz um famosíssimo ditado "Nunca Digas Nunca" e, como acaba por se revelar com a maior parte da sabedoria popular, este o exponente máximo do conselho bem dado. Depois do filme baseado no livro, que vi por piada, achei que afinal a história não era assim tão má e fiquei com vontade de ler a obra de E. L. James. Depois de alguma discussão, uma grande amiga ofereceu-me a triologia no aniversário e eis que se iniciou uma leitura desenfreada.
   Tal como previa, a história não é assim tão má. A escrita não é fantástica, requintada ou elaborada, mas livros com escrita semelhantes são o que mais se publica hoje em dia, existindo mesmo alguns bastante piores. Dito isto, assumo que este é um livro viciante. Sou uma apaixonada por romance e vejo algumas qualidades no romance erótico, pelo que este livro veio de encontro ao tipo de obra que me entretém, sem ter que recorrer a magia ou a dentes afiados para se tornar interessante!
   Sobre a história, nada há a dizer, ela é sobejamente conhecida. Terminado o primeiro volume, a leitura do segundo foi um ato contínuo e muito absorvente, para além de verdadeiramente aliciante.

   Resta dizer que, depois de lido o livro, revi o filme por pura curiosidade. Concluí que as críticas ao filme não foram infundadas. Não pelo que este inclui ou exclui da ação, mas porque os atores falham miseravelmente em transmitir no ecrã a tensão emocional e sexual febril e doentia que une Anastasia e Christian. Uma verdadeira pena... Salvo pela banda sonora que é um verdadeiro acontecimento!
   Leiam o livro, independentemente do que acharam do filme. Será sempre melhor!
  

2 comentários:

  1. Essa foi a minha primeira e até agora última série erótica que li. Tal como dizes, não é a melhor coisa do mundo, mas não me arrependi de ter lido.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Jéssica Cruz;

    Bem vinda! Qualquer leitor sabe, mas poucos têm coragem de admitir. Ler deve ser sempre um prazer. Independentemente da qualidade literária do que é lido. Ler é tão mais do que construção frásica - transmissão de sensações, imagens e emoções. Qualquer autor que o consiga deverá sentir-se realizado.
    E.L. James consegue.

    Boas leituras;
    Páginas Desfolhadas

    ResponderEliminar