quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O Único e Incomparável Ivan

Título: O Único e Incomparável Ivan
Autora: Katherine Applegate
Editora: Booksmile

Sinopse:
Chamam-me «O Único e Incomparável Ivan». Os nomes são meus, mas não definem quem sou. Sou o Ivan, apenas o Ivan, só o Ivan.

O Ivan é um gorila descontraído. Vive há largos anos no Centro Comercial junto à Saída 8 da autoestrada e já se habituou aos humanos que, diariamente, o fitam do lado de lá das paredes de vidro que o rodeiam. Raramente sente saudades da vida que levava na selva. Na verdade, são raras as vezes em que recorda esses tempos.
Em vez disso, o Ivan pensa nos programas de TV a que assiste, preocupasse com a amiga Stella, uma elefante fêmea idosa, e com Bob, um cão vadio que gosta de o visitar. Mas, sobretudo, o Ivan gosta de pensar nos seus desenhos e na melhor forma de pintar o sabor de uma manga ou o som das folhas, com lápis coloridos e traços perfeitos.
Até ao dia em que conhece a Ruby: uma elefante bebé que fará com que o Ivan veja o seu lar e a sua arte com outros olhos. A chegada da Ruby proporciona grandes mudanças — e cabe ao Ivan fazer com que as coisas mudem para melhor… 

Opinião: 
   FANTÁSTICO!!!
   Amantes de livros juvenis adorarão este livro, os menos entusiastas ficarão absolutamente rendidos. Garantido!
   Ivan é uma personagem carismática, que nos leva consigo para onde quiser. No entanto, Ivan não pode ir onde quer, está entre paredes de vidro para deleite de quem passa enquanto vai às compras. Katherine Appleton mostra-nos o horror de que somos capazes para com outras criaturas, mesmo sem percebermos, através do que de mais nobre somos capazes de sentir - amor e amizade. Será talvez a melhor forma de deixar marca com uma mensagem, conseguir que percebamos o errado usando uma mensagem positiva.
   Ler "O Único e Incomparável Ivan" é uma experiência verdadeiramente única. Seguir este herói, com a cadência a que este se move é uma experiência difícil de cria num leitor, mas que é muito bem conseguida pela autora. -a noção de tempo e espaço é sempre a de Ivan, sendo difícil lembrar-nos de que não somos um gorila, mas sim o que está do outro lado do vidro - um ser humano.

   Este livro figurará entre os que guardo para a cabeceira dos meus filhos. E aguardo com impaciência o filme que se inspirará neste livro. Recomendo vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário