terça-feira, 25 de agosto de 2015

Acácia - A União Sagrada

Título: Acácia - A União Sagrada
Autor: David Anthony Durham
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
A Rainha Corinn domina o mundo com o seu conhecimento profundo dos feitiços encontrados em A Canção de Elenet. O seu irmão mais novo, Dariel, torna-se numa figura mítica nas Outras Terras, enquanto a sua irmã, Mena, viaja até ao Norte Distante para defrontar uma invasão desencadeada por uma raça violenta decidida a conquistar o Mundo Conhecido. Os seus percursos individuais acabam por convergir em batalhas tumultuosas e os desafios que terão que enfrentar podem alterar a terra em que vivem para sempre…

Opinião:
"A União Sagrada" é já o quinto volume da saga Acácia. Não é fácil manter o leitor empolgado durante tantos volumes e só raros autores conseguem, livro após livro, agarrar-nos às suas personagens. Durham é um deles.
As crianças do primeiro volume estão agora bem crescidas e cada vez mais poderosas. Cada um tem forças bem distintas dos outros, mas todos parecem preparar-se para vir a desempenhar um papel crucial na história. 
Mantém-se a temática dominante do equilíbrio entre o "bem" e o "mal" que cada um tem dentro de si e que o leva a tomar decisões que podem ser bastante prejudiciais para terceiros. É interessante acompanhar a racionalização de ações que podem, à primeira vista, parecerem vindas de um qualquer déspota. Ou será que não serão mesmo? É difícil perceber onde está o certo ou o errado e é ainda mais difícil decidir por que fação torcer. É com esta batalha da consciência que Acácia se mantém bem à frente de muitas outras sagas do género.

Há muitas surpresas na história deste volume, várias reviravoltas na narrativa nas três histórias que se vão desenrolando e entre-cruzando em simultâneo. Ficam, também, alguns pontos suspensos, a apontar diretamente para o próximo volume, que aguardamos irrequietos!

Sem comentários:

Enviar um comentário